Primeira sessão da Assembleia do Sínodo Diocesano

No último sábado, 6 de maio, foi realizada a primeira sessão da Assembleia Diocesana do Sínodo Diocesano no Centro de Formação em Vacaria.

Com a presença de bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos delegados das paróquias, pastorais, movimentos e setores, a primeira sessão da Assembleia reuniu mais de 140 pessoas de toda Diocese e iniciou com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra. O objetivo foi retomar a caminhada realizada no Sínodo até aqui, apresentando os resultados das propostas vindas da etapa forânea do Sínodo, bem como os resultados da pesquisa externa realizada em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

As reflexões contaram com a assessoria do padre Pedrinho Guareschi, CSsR, e da Irmã Vânia Aparecida Martins, CIFA, que trataram do tema do Sínodo, especificamente sobre o mundo em transformação, e ainda sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (DGAE), especialmente sobre a Igreja como casa da Palavra, do Pão e da Caridade, além de abordar o desafio da ação missionária.

A segunda e última sessão da Assembleia acontecerá no dia 3 de junho, quando serão escolhidas as três prioridades diocesanas que nortearão a ação evangelizadora na Diocese nos próximos quatro anos.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Pe. Edimar Scopel e Maurício Zanotto/PASCOM Diocese de Vacaria