Entre os dias 13 e 31 de Maio de 2007, portanto a 10 anos, aconteceu a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho com a presença do Papa Bento XVI.

Numa avaliação preliminar e sucinta podemos afirmar que algumas coordenadas dessa conferência marcaram nossa ação pastoral. Dentre tantas destaco:

• A Missão Continental, numa Igreja em estado permanente de Missão (550);
  • Vivemos numa mudança de época (44), não apenas numa época de mudanças;
  • A globalização é um fenômeno de relações de nível planetário, (60) que leva à concentração do poder e da riqueza (62);
  • Os excluídos não são somente explorados, mas supérfluos e descartáveis (65);
  • A conversão pastoral exige que se vá além de uma pastoral de uma mera conservação para uma pastoral missionária (370) e se abandonem as estruturas arcaicas (365);
  • A Igreja não faz proselitismo. Ela cresce por “atração” (Discurso do Papa);
  • A Igreja é chamada a ser missionária a serviço da vida, especialmente dos mais necessitados (530);
  • A Igreja deve oferecer a todos os fiéis um encontro pessoal com Cristo (226 a).

O Documento de Aparecida, afora raras exceções mobiliza a pastoral de nossa diocese que assumiu como prioridade, “A Missão Continental para uma igreja em estado permanente de missão, sob a ação do Espirito Santo, visando formar discípulos missionários de Cristo”.

Dom Orlando Dotti
Bispo Emérito Notário