Um proverbio latino traduzido livremente diz: “ Em curto espaço de tempo viveu uma longa existência“. É o que se pode dizer de Dom Pedro, recordando neste ano o 10º Aniversário de seu falecimento. Nascido em 04/12/1953, ordenado bispo aos 05/04/2003 e falecido em 03/07/2007, viveu 54 anos e presidiu a Diocese de Vacaria, como seu 4º Bispo Diocesano, por 3 anos e meio, sendo que durante 1º ano e meio esteve sob cuidados médicos. A preciosidade de sua vida e a eficácia de seu ministério episcopal não podem ser medidas pelo tempo vivido ou pela sua atuação entre nós. O que dá a verdadeira dimensão da vida e do ministério episcopal de Dom Pedro é a intensidade espiritual de sua ação e a paixão pastoral a serviço de seus diocesanos. Deixou-nos como legado o zelo apostólico e o ardor missionário, a caridade fraterna e a simplicidade de vida.

Umas das heranças valiosas de sua passagem entre nós é a possibilidade que o clero de Vacaria e os funcionários desta diocese tem de se inscreverem na Unimed da Associação Nossa Senhora da Salete. Continuemos a rezar por Dom Pedro mas acima de tudo pedindo a ele que interceda por todos os continuadores de sua missão evangelizadora.

Fonte: Dom Orlando Dotti