11º CCLP

Aconteceu no último sábado (14), o 11º Curso de Canto Litúrgico Pastoral (CCLP), no Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá. O evento teve como intuito o ensaio de músicas que compõem a Liturgia da Santa Missa e formações acerca de cada parte da Celebração Eucarística.

Reunindo cerca de 500 pessoas das diversas paróquias da Diocese, foram ensaiados vinte e dois cantos no total. A metodologia utilizada se deteve na leitura das músicas, conhecendo suas melodias, notas e posteriormente cantando com o grande grupo. A partir dos dados cadastrados no momento da inscrição, a equipe organizadora fará o envio das letras cifradas juntamente com as respectivas gravações dos cantos ensaiados.

A Diocese se encontra na etapa de revisão e ampliação do livro de cantos. Diante disso, o ensaio do último sábado foi com músicas que serão contempladas nesta nova edição. O material busca atender as exigências litúrgico-pastorais e oferecerá novos cantos e orações, tendo em vista uma melhor vivência da liturgia nas comunidades.

Segundo a equipe organizadora, 11º CCLP superou as expectativas, “os participantes foram dispostos a aprender. Além do mais, havia muito entusiasmo, sendo que o encontro foi marcado pelas boas formações litúrgicas e a facilidade dos participantes em se apropriar das músicas”.

Texto: Maurício Zanotto/Pascom Diocese de Vacaria
Foto: Renan Paloschi Zanandréa