Ultreia Diocesana

No último domingo (23), na paróquia São João Batista, de Esmeralda e Pinhal da Serra, mais de 300 cursilhistas estiveram reunidos para a Ultreia Diocesana.

Realizada anualmente pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), a Ultreia Diocesana teve como foco principal a comemoração dos 50 anos do Movimento na Diocese e os 25 anos do setor jovem. O Movimento conta, na Diocese, com cerca de seis mil cursilhistas, entre adultos e jovens, e tem como carisma formar e despertar líderes cristãos para a evangelização dos ambientes.

A Ultreia, que teve como lema “a missão do MCC na eclesiologia do Papa Francisco”, contou com a presença dos representantes do Grupo Executivo Regional (GER) Sul 3 RS 1 e com o Padre Valtuir Bolzan, da Diocese de Erechim, assessor Eclesiástico Estadual do Cursilho. Também estiveram presentes no evento os padres Elisandro Guindani, Diretor espiritual do MCC na Diocese, e Claudio Prescendo, pároco da paróquia São João Batista de Esmeralda.

O encontro iniciou com a Santa Missa presidida pelo padre Bolzan, que fez uma breve apresentação acerca do tema da Ultreia deste ano. Na sequência, a senhora Rita Mondadori, que fez o 4º Cursilho Adulto e trabalhou no 1º Cursilho Jovem da Diocese, deu seu testemunho de vivência no movimento, engrandecendo e emocionando a Ultreia.

De acordo com a equipe organizadora, “foram momentos de muita alegria e emoção, celebrando e recordando um pouco da história do movimento ao longo desses 50 anos, e fortalecendo a fé e a unidade entre os irmãos cursilhistas da Diocese”.

A Ultreia Diocesana de 2023 acontecerá na paróquia São José, de São José do Ouro.

Texto: Daniela Zambonin/GED Diocese de Vacaria
Fotos: divulgação MCC