2019_43_assembleia_diocesana _de_pastoral_dom_silvio

O Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, anunciou nesta sexta-feira (20) que a Assembleia Diocesana de Pastoral 2020 será de forma remota.

Neste ano a Assembleia Diocesana de Pastoral, em sua 44ª edição, estava agendada para acontecer presencialmente apenas com o clero. Contudo, devido ao aumento de casos confirmados com o novo coronavírus (Covid-19) no município de Vacaria e em grande parte dos municípios que compõem a Diocese, em reunião com o Vigário-Geral da Diocese, Pe. Cláudio Prescendo, e com o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Rene Zanandréa, o Bispo Diocesano optou por cancelar a formação litúrgica com o clero, que iniciaria na segunda-feira, e adequar a Assembleia Diocesana para a forma on-line. O Padre Rene destacou que “certamente será uma experiência distinta, já que as Assembleias Diocesanas costumavam acontecer com presença física e com duração de dois dias”.

A Assembleia ocorre anualmente e tem por objetivo avaliar as atividades pastorais do ano corrente, bem como planejar o ano seguinte. Participam da Assembleia o clero diocesano e religioso, religiosas consagradas e seminaristas, além de leigos representantes de todas as paróquias, pastorais, movimentos eclesiais e sociais. No ano passado, por exemplo, cerca de 150 pessoas participaram das decisões da Assembleia de Pastoral no Centro de Formação em Vacaria.

Na pauta deste ano, segundo o Padre Rene Zanandréa, “está previsto fazer um balanço das vivências deste ano excepcional, uma leitura conjuntural, além do debate e reprogramação dos três grandes projetos aprovados na Assembleia anterior, quais sejam: o Sínodo Diocesano, a Escola de Formação e o Projeto de Iniciação à Vida Cristã”. Também será realizado o lançamento do brasão da Diocese.

O encontro será realizado em dois momentos: quarta-feira (25) à tarde, o primeiro encontro, e quinta-feira (26), pela manhã, o segundo.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Foto: Assembleia Diocesana de Pastoral 2019