Encontro diácono Rodrigo Boldo

O coordenador dos diáconos permanentes e assessor jurídico da Diocese de Vacaria, diácono Rodrigo Boldo, representou a Diocese de Vacaria em dois eventos.

Encontro diácono Rodrigo Boldo

O primeiro foi o Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos das Dioceses (ENAJD), em Brasília. Ocorrido entre os dias 8 e 10 de novembro, o encontro reuniu 203 advogados de dioceses de todo Brasil e contou com participações importantes, como do núncio apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, do assessor jurídico da CNBB, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia.

O segundo evento foi a assembleia geral não eletiva dos diáconos permanentes do Rio Grande do Sul, realizada na cidade de Santa Maria entre os dias 11 e 13 deste mês. a assembleia teve tema a “Missão diaconal da Igreja contemporânea e a vida do Diácono João Pozzobon” e como lema “Avançar para águas mais profundas” (Lc 5,4). O encontro dos diáconos foi marcado por momentos de oração, formação e aprofundamento sobre a vida do diác. João Luiz Pozzobon, servo de Deus, com causa de beatificação encaminhada junto à Santa Sé.

De acordo com o diácono, no primeiro evento “a representatividade da Diocese foi de grande relevância, pois trazemos uma bagagem de conhecimento para ser aplicado nas questões jurídicas envolvendo os casos práticos jurídicos da Diocese”. Quanto ao segundo evento, Boldo diz que “foi de grande valia para o corpo diaconal da Diocese, pois levaremos os exemplos deixados por João Pozzobon, orando para que seu processo de canonização seja finalizado”. Finalizou dizendo que “a assembleia regional diaconal também foi bastante significativa, apresentando momentos de espiritualidade e confraternização dos diáconos do Regional Sul 3 da CNBB”.

O diácono Rodrigo Boldo atua pastoralmente na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Dioc. Vacaria, com informações da CNBB
Fotos: Diác. Rodrigo Boldo – arquivo pessoal