Ordenação Pe. Edimar imposição das mãos

O último final de semana (19 e 20) foi marcado por duas celebrações importantes na paróquia São Luiz Rei, em Ipê/RS: ordenação e primeira Missa do Pe. Edimar Scopel.

No sábado (19), às 16h, foi celebrada a Santa Missa com rito de ordenação presbiteral do diácono Edimar Scopel, na Matriz São Luiz Rei. Com a presença de diáconos, religiosos e padres de toda Diocese, a Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Partes centrais do rito de ordenação são a imposição das mãos e a oração consecratória.

Em sua homilia, Dom Sílvio, recordou que a Celebração Eucarística “congrega providencialmente motivações grandes para toda a nossa vida de fé: a ordenação presbiteral do diácono Edimar Scopel é motivo de festa na terra e no céu, pois um dos filhos de Deus está consagrando toda a sua vida e seus dons ao serviço do Pai e dos irmãos. A Igreja no mundo inteiro reconhece, neste final de semana do 34º Domingo do Tempo Comum, o Reinado Universal, único e insubstituível, de Jesus Cristo. E a Igreja no Brasil abre nesta semana, exatamente nesta Solenidade de Cristo Rei, o III Ano Vocacional Nacional, com o tema ‘Vocação: graça e missão’ e o lema, baseado nos discípulos de Emaús, ‘corações ardentes, pés a caminho’”.

Segundo o Bispo, “ser padre, ao modo de Jesus, Rei do Universo, é pensar primeiro nos outros, é encontrar a razão do ser em fazer o bem, chegando, se necessário, a dar a vida por eles. […] Ser padre é se colocar no caminho que leva ao Calvário, ao único trono que Jesus ocupou em toda a sua vida. Neste trono é que experimentaremos a máxima comunhão com o Mestre, seremos abraçados por Ele e reinaremos com Ele. Encontra mais sentido para a própria vocação e se realiza mais nela quem descobriu o sentido do serviço a Deus e ao próximo por amor. Mais feliz é o padre que se dá conta de quanto bem pode significar e pode fazer pelos outros. […] A entrega de si mesmo, numa vida voltada para os outros é caminho de felicidade e santificação”.

Ao final da Missa, Dom Sílvio anunciou que o recém ordenado Pe. Edimar seguirá trabalhando na Catedral Diocesana, em Vacaria, agora como vigário paroquial.

Primeira Missa do Pe. Edimar Scopel

Já no domingo (20), às 9h, o neossacerdote, Pe. Edimar, presidiu sua primeira Missa, também na Matriz São Luiz Rei. A homilia foi proferida pelo Pe. Elisandro Guindani, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira, que refletiu sobre o lema de ordenação tomado pelo Pe. Edimar: “O amor de Cristo nos impulsiona.  Sim, é o amor de Cristo que nos move a fazer o bem, a servir com amor, a doar a vida. […] Tudo o que nós fizermos de bom, de belo, de grande, não passa de uma resposta amorosa. Ter essa clareza, significa ter forças para vencer a tentação do orgulho, da arrogância, da vaidade…”. Refletiu, também, sobre a figura do presbítero. Segundo o Pe. Guindani, “o presbítero é, em primeiro lugar, alguém tirado do meio do povo para servir a Deus e a este mesmo povo”; é um escolhido, consagrado e enviado por Deus; é consagrado a Deus, unido a Jesus com um vínculo original e irreversível; é um apóstolo, um missionário. Por fim, exortou: “caro irmão, amado filho em Cristo: Deus, que te inspirou este bom propósito de doar a vida pela edificação do reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz, te conduza sempre mais à perfeição”.

De acordo com o Pe. Scopel, “a ordenação e a primeira missa são momentos únicos e marcantes na vida, momentos que são o cume da etapa formativa inicial e que foram diariamente sonhados nos últimos anos. Também marcam o início da missão como presbítero, como sacerdote para,, a cada dia, impulsionado pelo Amor de Cristo, tomar a cruz e colocar-se no caminho do seguimento, buscando configurar-se ao Cristo Mestre Sacerdote e Bom Pastor”.

No próximo sábado (26), 16h, na Matriz São João Batista, em Sananduva/RS, será ordenado presbítero o diácono Marlon de Aguiar. As primícias sacerdotais serão na sua comunidade de origem, Santo Antônio dos Fagundes, de Sananduva.

Texto: Pe. Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Foto Lucas Ampessan