44ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Pela primeira vez na história, a Assembleia Diocesana de Pastoral foi realizada de forma online. Marcada pela avaliação dos trabalhos deste ano e pela projeção das atividades diocesanas para os próximos anos, a 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi realizada pelo Google Meet na tarde de quarta-feira (25) e manhã de quinta-feira (26), com a participação de cerca de 50 pessoas.

Segundo o Pe. Rene A. Zanandréa, coordenador de pastoral da Diocese, havia “uma expectativa bem atiçada na véspera da Assembleia Diocesana. Os assuntos, o roteiro, tudo foi construído com o Conselho de Presbíteros e submetido a outras pessoas em várias instâncias. Mas o fato de ser em plataforma virtual nos dava margem para preocupações em torno do bom ou mau funcionamento das tecnologias”.

Na pauta deste ano estão o balanço das vivências deste ano e uma análise de conjuntura, além do debate e reprogramação dos três grandes projetos aprovados na Assembleia, bem como o lançamento do brasão da Diocese.

Os temas da 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral

No primeiro dia de encontro, após a oração inicial, o Padre Leandro Rodrigues coordenou a partilha das vivências em 2020. Cada uma das cinco foranias, representada pelo padre forâneo, partilhou a realidade vivida pelas paróquias. Comum a praticamente todas são as questões do isolamento social, o fechamento das igrejas, as diversas dificuldades nas atividades pastorais. Além disso, foram apontadas a dificuldade financeira enfrentada pelas paróquias e a esperança de retomada das atividades ordinárias com a aplicação de uma vacina.

Outro momento marcante no primeiro dia de Assembleia, foi a análise de conjuntura, cujo assessor foi o Prof. Júnior Centenaro, que refletiu sobre as questões política e climática, bem como o momento de pandemia vivido.

Seguindo a programação, foi realizado o lançamento do brasão da Diocese de Vacaria, que a partir de agora será a marca desta Igreja particular. O momento foi coordenado pelos seminaristas Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa, autores do brasão, e pelo bispo diocesano Dom Sílvio Guterres Dutra.

Finalizando a tarde de Assembleia, passou-se à reflexão dos três grandes projetos programados para a Diocese. Neste primeiro dia, a atenção foi dada ao Sínodo Diocesano, lançado durante a 68ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá. O Sínodo acontecerá nos próximos dois anos, com o tema “desafio missionário num mundo em transformação” e lema “estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

O segundo dia de Assembleia iniciou com a oração e seguiu com a reflexão dos três projetos diocesanos, coordenada pelo Padre Elisandro Guindani. Primeiro tratou-se do projeto Iniciação à Vida Cristã, em que o Padre André Varisa e a irmã Maria Rosa Zancanaro fizeram uma retomada das reuniões do ano, bem como os encaminhamentos que serão dados para o próximo ano. Na sequência, foi tema o terceiro grande projeto diocesano, a Escola Diocesana de Formação Padre Edson José Priamo, cujas atividades foram relatadas pelo Padre Cláudio Prescendo e pela secretária Cláudia Rossi. A Escola parou suas atividades devido à pandemia, mas retomará no mês de março de 2021, num primeiro momento de forma online.

Finalizadas as reflexões sobre os três grandes projetos diocesanos, foi tema da pauta a atividade catequética da Diocese no próximo ano. Segundo o padre André Varisa e a irmã Maria Rosa Zancanaro, da coordenação diocesana de catequese, a ideia é realizar encontros virtuais e com os vídeos produzidos pelo Regional Sul 3 da CNBB. A ideia é, ainda, elaborar para cada etapa dos sacramentos um material de 20 encontros para os catequistas, onde será desenvolvida a Leitura Orante da Bíblia, a dimensão do Catecismo da Igreja e, com isso, o aprofundamento das orações principais e dos sacramentos.

O encontro seguiu com algumas questões administrativas e as definições da agenda diocesana para 2021. O encerramento se deu com a palavra do Bispo Diocesano e a celebração de envio.

Palavra avaliativa

Pe. Rene A. Zanandréa, coordenador de pastoral da Diocese, considerou que “a Assembleia favoreceu a retomada com entusiasmo dos três grande projetos da ação evangelizadora. Provavelmente, em 2021, viveremos grandes momentos, sobretudo no aspecto formativo e celebrativo, ora virtualmente, ora com encontros e abraços”.

Sobre a reflexão realizada, Dom Sílvio Guterres Dutra avaliou que “contamos com uma excelente análise de conjuntura do momento sócio-político e cultural que vivemos e conseguimos definir bem as estratégias para a retomada dos três grandes projetos diocesanos (Sínodo Diocesano, Escola Diocesana de Formação e Iniciação à Visa Cristã) para 2021, além de priorizá-los na agenda diocesana”.

Dom Sílvio avaliou que a 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi “muito positiva, apesar das diversas adaptações que tivemos que realizar, devido às condições impostas pela pandemia, que determinou que conduzíssemos nosso encontro em plataforma virtual”. Pe. Rene, por sua vez, manifestou que “fazemos uma avaliação positiva, já que as tecnologias atuaram de forma favorável e foi possível manter-nos no ritmo programado e realizar boas reflexões. Seguramente uma assembleia com presença física possibilitaria muitas outras reflexões, sensações e uma mais qualificada participação”.

O Bispo Diocesano destacou ainda que “marca particular desta edição da Assembleia foi o lançamento do brasão da Diocese, que agora passa a ser um elemento importante de comunicação da nossa identidade”. Por fim, considerou que, na posição de pastor do rebanho diocesano, resta-lhe “agradecer a todos que colaboraram para o bom êxito da Assembleia e desejar que os bons frutos dos discernimentos e encaminhamentos que realizamos sejam abundantes”.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Imagem: reprodução Google Meet