Pastoral Carcerária

Caros Irmãos e queridas Irmãs Agentes da Pastoral Carcerária,

Gratidão pela caminhada histórica, espiritual e solidária neste ano de 2020. Na Diocese de Vacaria, apesar da realidade pandêmica, atingimos indiretamente nossos irmãos e irmãs privados(as) de liberdade através do nosso folheto mensal, campanhas e mobilizações comunitárias para agasalho, material de higiene e sabão artesanal na unidade prisional de Lagoa Vermelha.

Com nossas singelas ações procuramos demonstrar nosso cuidado da vida, sobretudo daquela vida que de alguma forma ou outra se encontra em situação de vulnerabilidade (aqueles e aquelas privadas e privados de liberdade). De uma forma ou outra participamos dos momentos de formação e marcamos presença nas reuniões organizadas e dinamizadas pela Coordenação Estadual. Nossa gratidão a Deus por termos encerrado o ano realizando a reunião de avaliação com os agentes da Unidade de Vacaria de forma on-line e com os agentes da Unidade de Lagoa Vermelha de forma presencial.

Por tudo, muito louvor e agradecimento a Deus e profunda gratidão a cada Agente e a cada pessoa ou comunidade que se envolveram em nossas ações pela VIDA.

Com as palavras de nosso Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária, Padre Edinho, “que em 2021 façamos de verdade um pacto pela Vida e por uma sociedade de irmãos e irmãs, mais justa e solidária”, prossigamos com fé, esperança e determinação no seguimento de Jesus, pois Ele diz: “Estive preso e me visitaste”.

No dia 23 de dezembro, na Unidade Prisional de Lagoa Vermelha, a Pastoral Carcerária realizou entrega de mensagem e uma peça de sabão artesanal aos detentos e agentes. A entrega foi realizada com um momento de espiritualidade e oração junto com os agentes da Unidade Prisional. Gratidão por este momento.

Com nosso olhar de esperança, confiança, fé e amor pela vida aguardamos 2021 que se aproxima, de mãos dadas pelo coração e compromisso com o cuidado da vida.

Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos-Congregação das Irmãs de São José de Chambery
Coordenadora Diocesana da Pastoral Carcerária – Diocese de Vacaria.