live Ombro amigo

Na última quinta-feira, 10 de setembro de 2020, o projeto social Ombro Amigo Juvenil realizou uma live, através do Facebook, contando com a transmissão da Rede Soberania e a Brasil de Fato RS.

Com assessoria do médico psiquiatra Geanpaolo Aver, o objetivo da live foi proporcionar um momento de reflexão sobre como estamos vivendo e passando por esse período de pandemia. Geanpaolo lançou alguns questionamentos como, por exemplo: “estamos realmente perdendo tempo nesse período ou estamos ganhando oportunidade de pensarmos sobre nossa vida, nossas ações para com o próximo e para conosco mesmo?”.

O encontro foi um momento significativo para todos os que puderam acompanhar. Geanpaolo , entre tantas provocações, falou sobre o autoperdão, o autoamor, o aceitar as próprias limitações. E, por fim, tratou sobre a importância da espiritualidade para o ser humano, destacando que não temos que temer a Deus, mas sim crer nele e o agradecer. Apontou, ainda, que ao ir à igreja, devemos ir com Deus no coração, não para reparar a roupa que a outra pessoa está usando.

O encontro quis trazer presente questões relacionadas à saúde mental, destacando a importância da ajuda mútua, pois, para quem está passando por períodos difíceis, é bom ter com quem contar.

O projeto Ombro Amigo Juvenil está aberto a interações e ressalta que quem precisar ser ouvido pode os contatar, além de informar sobre o CVV (Centro de Valorização da Vida) que está ativo 24h por dia no 188.

O Projeto Ombro Amigo Juvenil

Sabemos que falar em suicídio pode parecer “pesado”, porém não temos como negar que ele existe e que representa risco em qualquer faixa etária. É importante ressaltar que muitos, em algum momento da vida, devido a situações muito particulares, já pensaram em suicídio. É importante que nesses momentos a pessoa possa encontrar espaços de escuta. Sendo assim, a proposta do Projeto é proporcionar aos adolescentes e jovens um espaço de acolhimento e escuta.

O projeto ombro amigo juvenil conta com o apoio de psicólogos, estudantes, professores e também com o apoio da Diocese de Vacaria por meio da Cáritas Diocesana, dos projetos sociais e da pastoral da Educação.

Caso você esteja se sentindo assim, o projeto está disponível para escuta, através do direct do Instagram ou pelo Facebook Messenger. O projeto Ombro Amigo Juvenil pode ser encontrado nas redes sociais pelo @ombroamigojuvenil.

Texto: Douglas F. A. dos Santos/Projeto Ombro Amigo Juvenil; e Pascom Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução/Facebook