Encontro famílias de seminaristas

No último sábado, 27 de novembro de 2021, na cidade de Caseiros, cerca de quarenta pessoas estiveram presentes no encontro que reuniu as famílias dos seminaristas maiores da Diocese de Vacaria.

O encontro iniciou com a Santa Missa, presidida pelo reitor do Seminário Maior N. S. da Oliveira e pároco da paróquia N. S. Imaculada Conceição, de Caseiros, Pe. Elisandro Guindani, e concelebrada pelos padres Osvaldo Carballosa Gonzálles, diretor espiritual do Seminário Maior, e Pablo Cechinato de Lima, Animador Vocacional diocesano. Na ocasião, Pe. Elisandro destacou o processo de formação realizado pelos seminaristas, que exige uma formação integral a partir de quatro dimensões: humano-afetiva, intelectual, espiritual e pastoral-missionária. Pe. Elisandro também agradeceu as famílias pelo incentivo que dão aos jovens seminaristas, bem como pediu que continuem apoiando e rezando pelas vocações.

Após a Missa, no salão paroquial, foi realizado um almoço, preparado pelos seminaristas, com apoio do Conselho Administrativo da paróquia Imaculada Conceição. O dia foi marcado pelo encontro, pela partilha e pela confraternização entre os presentes. Participaram do encontro, além dos padres, seminaristas e seus familiares, as Irmãs Angélicas de São Paulo que residem no município de Caseiros.

O Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira, localizado na cidade de Passo Fundo, conta, atualmente, com cinco seminaristas da etapa do Discipulado (Filosofia) e três na etapa da Configuração (Teologia). O bacharelado em Filosofia é cursado na Universidade de Passo Fundo, enquanto que o bacharelado em Teologia é realizado na Itepa Faculdades.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: Ir. Maria Jandira Pereira, ASP