escola diaconal

Entre os dias 25 e 27 de junho de 2021 os membros da Escola Diaconal da Diocese de Vacaria realizaram retiro no Centro de Formação, em Vacaria.

Com o tema “abastecer-se de Cristo para cumprir a missão diaconal”, o retiro foi marcado por momentos de reflexão, oração e estudo, tendo como pregador o Coordenador dos Diáconos do Rio Grande do Sul, Flávio Antônio da Arquidiocese de Porto Alegre/RS, e o Padre Cirineu Furlanetto, da Arquidiocese de Porto Alegre/RS. A partir dos textos bíblicos, o Padre conduziu as meditações com enfoque na vida e missão do diácono, fazendo um processo reflexivo, trazendo presente que é preciso desempenhar a missão com “humildade e amor como colaborador da ordem sacerdotal, sendo humilde e compreendendo a grandeza de Deus. Na missão não pode faltar o amor, pois o diácono é o colaborador da ordem, convidado a servir o altar em favor do Povo de Deus. Queres guardar o mistério da fé com a consciência pura? Guardes a fé e fale de Jesus, não de nós, além disso demonstre sua fé através de palavras e atos”.

Participaram do retiro os seguintes membros da escola Diaconal: Anildo  Guindani, Cresio Antoninho Sbardeloto, Diác. José Luciano Moreto Oliboni, Ênio Zanette, Hilário Sasso, Diác. Alex Maurilio Winck, Diác. Rudimar Bruno Dal Molin, Diác. Rodrigo Boldo, Diác. Gabriel Lusiano Chedid, Diác. Marcos da Boit Suzim e Diác. Ênio Luiz Finardi. Colaboraram na realização do retiro os leigos Volnei, Margarete e Mari da Paróquia Nossa Senhora da Glória.

Além disso, no seguimento do retiro refletiu-se sobre trechos da Sagrada Escritura e o dia encerrou com a oração do Santo Terço. No dia seguinte, trabalhou-se a importância da oração, pois que é um estar em “sintonia com Deus. Sentimos necessidade de ter um coração orante. A oração é o parâmetro da vida espiritual, pois o Espírito reza em nossa alma. Precisamos de um horário de silêncio, já que tudo respira Deus, e sem a espiritualidade somos frágeis. É importante que nos identifiquemos como aprendizes, pois nunca estamos prontos”.

O Centro de Formação, em Vacaria/RS, é um espaço que pertence à Diocese, é administrado pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade, e é utilizado para retiros, encontros e formações.

Texto: Douglas dos Santos/PASCOM Diocese de Vacaria
Com informações do Diácono Rodrigo Boldo