Ocorreu no último dia 27/06 a primeira missa da novena mensal que prepara a 70ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos.

Ainda no início da celebração foi realizada uma alusão histórica, tendo em vista que a devoção a Nossa Senhora Consoladora se deu com a transferência do Padre Narciso Zanatta até a pequena cidade que hoje se chama Ibiaçá. Padre Zanatta levou consigo a imagem, que em pouco tempo já ganhou muitos devotos.

A romaria é um dos maiores movimentos de cunho religioso católico da região Sul do Brasil. Para a 70ª Romaria, o lema escolhido foi: “Com a Mãe Consoladora 70 Anos de Fé e Devoção”. A imagem de Nossa Senhora foi introduzida solenemente no início da celebração e, do mesmo modo, um banner com o lema proposto e imagens da história de fé e devoção, estes que foram trazidos por membros do conselho paroquial.

O pároco e reitor do Santuário, Padre Édio Bresolin, ressaltou na homilia a importância de cada colaborador que ajuda para a realização das romarias, pois é graças ao sim de cada um que se torna possível realizar tamanha manifestação de fé e acolher tantos romeiros de todo o mundo. O Pároco ressalta que “fazem setenta anos que vemos os romeiros chegarem aqui no santuário e sempre saírem daqui melhores do que chegaram, essa é a graça, é a força de Maria, pois quando abrimos o coração para ela, tudo em nossa vida se transforma”.

Ainda em clima de preparação e sinal da presença de Maria em todas as casas, uma guirlanda foi confeccionada com a imagem de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, que tem como intuito sinalizar as casas de Ibiaçá que trazem consigo Maria como protetora, companheira e intercessora. Como forma de motivação, está disponível na secretaria paroquial do Santuário algumas propagandas com informações da romaria para o próximo ano, que acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022.

No final da celebração, os trabalhadores trouxeram símbolos que ajudaram a meditar as diversas funções existentes para que a romaria aconteça, e assim, junto com todos os movimentos e pastorais, estão ansiosos para que as celebrações possam voltar à normalidade e os romeiros participem presencialmente das celebrações. Enquanto isso não torna-se possível, o Santuário transmite as celebrações pelas redes sociais.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria

Foto: Reprodução Facebook