Com o tema “Com o Senhor Bom Jesus, construir uma vida nova”, na paróquia São João Batista, de Esmeralda e Pinhal da Serra, iniciou a 44ª Romaria do Senhor Bom Jesus, tradicionalmente conhecida pela mística que acontece em torno da imagem patrono da Romaria.

O reitor do santuário, Padre Eliseu Vicensi, em entrevista à PASCOM diocesana, contou um pouco da história da imagem: “quando cheguei para desenvolver os trabalhos na Paróquia e no Santuário, há praticamente oito anos, o que as pessoas contavam é que o senhor Bernardo Buenos dos Reis foi para guerra do Paraguai em 1865 e, diante de muitas inseguranças e o medo dos conflitos, ele fez a promessa de que se ele não perdesse a vida na guerra, traria consigo a imagem do Senhor Bom Jesus”. O Padre acrescentou ainda que “não sabe-se ao certo se foi nessa ocasião que ele trouxe a imagem, mas por volta de 1869 o mesmo casou-se com uma paulista, e ao retornar para as origens, trouxe uma parte da imagem do Senhor Bom Jesus, que é a cabeça, o peito e os braços com as mãos, isso devido à dificuldade de trazer a imagem. O reitor ressaltou que “Bernardo tem um grande testemunho, pois não só trouxe a imagem para casa, mas assumiu o compromisso de divulgar e ser o propagador do Senhor Bom Jesus, e através disso difundiu-se esse vínculo, uma ligação em torno da imagem”.

O Padre ainda destacou que é importante trazer em mente que a espiritualidade é voltada aos fundamentos da fé cristã, já que a romaria não é devocional, pois a imagem à qual se trata é a da pessoa de Jesus Cristo e, com isso, ocorre uma evangelização e formação. Segundo ele, a Romaria teve início com uma pessoa leiga e aos poucos foi sendo aderida pela população que assumiu o desejo da Romaria. Assim sendo, a Igreja, além de ser proprietária do espaço, está coordenando a Romaria desde 2007 e, diante disso, vê-se a alegria do povo fiel ao ver os trabalhos tanto materiais, como religiosos, em torno do espaço.

A romaria ainda é bastante local, mas com o passar do tempo está ganhando intensidade e recebendo fiéis de todos os lugares, que conhecem o amplo espaço aonde se localiza a construção do santuário e são realizadas as celebrações e demonstrações de fé. Uma ampla infraestrutura está sendo construída, o que permitirá a melhor recepção do povo e a idealização de outras programações no decorrer do ano. O pároco, Padre Cláudio Prescendo, diz que o santuário está sendo construído e está na etapa da cobertura. Segundo ele, “nesses anos não faltaram ofertas, pois ele está sendo construído com aquilo que os devotos estão doando, por isso é muito bonito o compromisso que cada um tem. Lembrando que há também um apego do povo na ajuda na construção do templo, que é um espaço amplo e bonito, e que vale a pena conferir”.

Devido aos protocolos exigidos para com os cuidados sanitários em vista da pandemia do SARS-CoV-2, pelo segundo ano consecutivo, a Romaria sofreu algumas alterações. Segundo informações do pároco, a programação deste ano foi reduzida. Na noite de ontem (03) iniciou o tríduo, que segue até o dia 05, em preparação à Romaria, com Missa às 19h. Nesta primeira noite renderam-se graças pela vacina e pelo dom da saúde. Já na segunda noite, a gratidão será aos profissionais da área da saúde e trabalhadores dos serviços essenciais. Por fim, na terceira noite, será voltada à solidariedade pelas vítimas da Covid-19 e seus familiares. As missas estão sendo transmitidas pela página do Facebook da Paróquia São João Batista. No dia 06, feriado em Esmeralda e Pinhal da Serra, ocorrerá uma procissão motorizada, saindo às 08h30min da frente da Matriz até o Santuário do Senhor Bom Jesus. Na chegada, será concedida a benção dos veículos, seus ocupante e dos objetos trazidos para a benção. Os fiéis receberão os adesivos, oração e poderão fazer sua oferta. Padre Cláudio ressalta que, por orientação do COE de Esmeralda, a Missa do dia da Romaria não será realizada, evitando aglomeração e concentração de pessoas.

A Romaria acontece todos os anos no dia 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor. O pároco diz que, “na Transfiguração estão presentes Pedro, Tiago e João, portanto, as três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade. Essa romaria tem um fundamento teológico muito bonito e profundo”.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: Divulgação/Paróquia São João Batista