2019_43_assembleia_diocesana _de_pastoral_acolito

Na noite do dia 27 de setembro de 2019, durante a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Vacaria, o Bispo Diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, conferiu a 13 candidatos ao Diaconado Permanente o ministério de acólito.

Uma das atividades propostas para a 43º Assembleia Diocesana de Pastoral foi à instituição do ministério de acólito, aos candidatos ao Diaconado Permanente que estão participando do processo formativo da Escola Diaconal. A Escola Diocesana de Diáconos, iniciada no mês de agosto de 2016, tem-se constituído em fato histórico, pois pela primeira vez na história a Diocese organiza e coordena a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o protagonismo no exercício ministerial dos leigos.

Os candidatos deram sequência ao processo de formação e preparação para a ordenação Diaconal. Os candidatos foram, primeiramente, admitidos pela Igreja como candidatos, posteriormente, instituídos como leitores, e isto aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Oliveira. O passo que deram agora foi o do acolitado, com a intenção de se qualificarem mais ao serviço do altar, para o serviço da Eucaristia.

Os candidatos são 13 homens, de 7 paróquias da Diocese de Vacaria, são eles: Marcos da Boita Suzin, Nelson Francisco Benvenutti, Renato Claro de Lima e Gabriel Luciano Chedid, pertencentes a Paróquia Nossa Senhora da Oliveira Catedral. Renato Pereira da Silva pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Enio Luiz Finardi, Rodrigo Boldo e Rudimar Bruno Dal Molinc pertencentes Paróquia Nossa Senhora da Glória. Anildo Guindani e Enio Zanette, pertencente a Paróquia São Paulo Apóstolo de Lagoa Vermelha. Cresio Antoninho Sbardeloto, pertencente a Paróquia Santo Antônio de Lagoa Vermelha. Algeo Rech, pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Hilario Sasso, pertencente a Paróquia Cristo Rei.

São leigos que a partir do ano que vem se tornarão Diáconos. A previsão para a ordenação, segundo o Bispo Dom Sílvio, é a partir do mês de março de 2020, com datas ainda a serem marcadas. É preciso rezar e se alegrar com eles e suas famílias, pois certamente contribuirão muito para com a Igreja particular de Vacaria.