No dia 1º de agosto de 2022 as Irmãs Rita Tessaro e Iraci dos Santos, representando a Pastoral da Educação da Diocese de Vacaria e o Serviço de Animação Vocacional das Irmãs de São José, realizaram formação com os educadores municipais da cidade de Caseiros. A formação foi realizada com a metodologia do Círculo. Participaram do encontro cerca de 70 educadores, em dois grupos, um no turno da manhã e outro no turno da tarde.

O Círculo teve como objetivo “auto reconhecer-se e valorizar-se como pessoa na missão educativa, promovendo a formação humana e integral interconectada consigo mesma, com a teia da vida e com o planeta”, para ressignificar a missão do educador na realidade pós-pandemia; a sua interconexão planetária; e, o fortalecimento da importância da educação integral à luz do Pacto Global pela Educação, da Campanha da Fraternidade de 2022 e o novo humanismo do Papa Francisco.

As religiosas expressaram que perceberam o esforço e o engajamento de cada educador e educadora e agradeceram o convite e a confiança. Manifestaram ainda o desejo de que “a Educação seja cada vez mais valorizada, pois dela dependem o caminho e as transformações para o humanismo solidário. Falar com Sabedoria, ensinar com Amor, eis a vocação do(a) Educador(a)”.

Texto e fotos: ir. Rita Tessaro e Iraci dos Santos