Aconteceu na manhã desta terça feira (16), nas dependências da Itepa Faculdades o encontro com os supervisores de estágio, coordenadores diocesanos de pastoral, acadêmicos, formadores e professores da instituição.

Além do momento de oração, acolhida e apresentação, a manhã foi permeada pela reflexão que apresentou uma perspectiva eclesial diante das realidades pastorais que foram explanadas por três acadêmicos e três supervisores de estágio pastoral. Aos acadêmicos foram propostas as seguintes perguntas: “O que temos feito enquanto agentes de pastoral e que desafios e perspectivas vemos na comunidade em que atuamos? O que esperamos como orientação e acompanhamento dos docentes, formadores, supervisores e dos coordenadores de pastoral?”

Já para os supervisores de estágio pastoral, as reflexões foram realizadas a partir das questões: “O que evidencio como perspectiva a partir dos desafios à evangelização na comunidade onde atuo e o que espero como contribuição dos discentes e docentes da Itepa Faculdades?”

Da Diocese de Vacaria, o relato foi realizado pelo Padre Lindomar Santos, pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha. Em sua explanação, o padre realizou uma análise rápida da conjuntura paroquial e se valeu da análise de conjuntura social e eclesial da CNBB, lançada nos últimos dias na 61ª Assembleia Geral, em Aparecida. O padre ressaltou ainda os principais aspectos que chamam atenção nas realidades paroquias, principalmente ao que se refere às prioridades que a Diocese assumiu a partir do Sínodo Diocesano.

A manhã de encontro contou ainda com um painel sobre o acompanhamento acadêmico no Estágio Pastoral Supervisionado. Foram ressaltados o papel do supervisor no acompanhamento pastoral, o compromisso da Itepa Faculdades e seu papel extensivo-reflexivo e, por fim, a formação integral como horizonte da evangelização. O encontro foi encerrado com um diálogo sobre alguns desafios para seguir o trabalho de agentes de pastoral, buscando uma síntese positiva dos trabalhos da manhã.

Da Diocese de Vacaria, participaram o Coordenador de Pastoral, Padre Elisandro Guindani; o Formador do Seminário Maior e professor da Itepa, Padre Rene Antônio Zanandréa; o Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Caseiros, Padre Osvaldo Carballosa Gonzáles; o Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Lagoa Vermelha, Padre Lindomar Santos; e os seminaristas que fazem pastorais nas paróquias mencionadas, Eduardo Martello (1° ano de teologia, atuando na paróquia Imaculada Conceição) e Maurício Zanotto (3° ano de teologia, atuando na paróquia São Paulo Apóstolo).

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocesana

Fotos: Padre Rene Antônio Zanandréa