O calendário aponta: são pouco mais de dois meses para romeiros e romeiras se encontrarem em Ipê. A 46ª Romaria da Terra, tradicionalmente realizada na terça-feira de Carnaval e este ano no dia 13 de fevereiro, convida à escuta da Terra como sinal de cuidado com a vida, também em vista das nossas próximas gerações. O lema da Romaria foi inspirado no livro Deuteronômio, “Escolha pois a vida, para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19).

Para aprofundar o tema proposto para esta romaria, olhar para o contexto atual e perceber os caminhos alternativos e geradores de vida, a Comissão Pastoral da Terra e a coordenação da romaria lançam nesta quinta-feira, 30 de novembro, a Revista Especial da 46ª Romaria da Terra.

O material é um caminho de preparação para uma participação mais consciente e comprometida na romaria em Ipê, mas também um subsídio de estudo e reflexão para grupos e comunidades sobre a temática proposta por esta romaria. Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo de Vacaria e referencial para a Comissão Sociotransformadora no Regional Sul 3, explica: “Os leitores encontrarão um itinerário virtuoso de alternativas possíveis e desejáveis, além de urgentes, e que servem como subsídio para nos animar e sustentar no caminho que nossa fé em Jesus de Nazaré nos exige percorrer

Um subsídio de Estudo

A revista inicia com a apresentação de uma fundamentação bíblica e aprofundamento do lema da romaria, explorando aspectos teológicos oriundos da Teologia da Criação e uma significativa reflexão a partir da Economia de Francisco e Clara.

Na sequência, o material traz o testemunho da organização das mulheres camponesas de Ipê, além do exemplo de cuidado e de preservação das sementes crioulas e da opção pela produção orgânica e agroecológica na região. O subsídio também mostra sinais importantes de esperança, como o compromisso das juventudes e crianças com a produção sustentável.

Estão propostas nestas páginas duas celebrações em preparação a Romaria da Terra: um Ofício Divino das Comunidades e uma celebração dominical para o domingo que antecede a romaria, no dia 04 de fevereiro.

Por fim, a grande homenagem a dom Orlando Dotti, bispo emérito de Vacaria. Com 93 anos, dom Orlando tem a vida e a vocação marcadas pela defesa dos direitos dos mais pobres e humildes.

Disponível em Versão Digital

A revista, impressa em parceria com a Gráfica São Miguel, em Caxias do Sul, deve começar a chegar nas arqui/dioceses gaúchas na próxima semana, a partir do dia 04 de dezembro.

Além da versão impressa, você também pode acessar a revista em arquivo digital. Para isso, basta clicar aqui e fazer seu download.

Texto: CNBB Sul 3
Texto originalmente publicado no site do Regional Sul 3 da CNBB.