Missa Crisma 2020

A Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos foi realizada na Catedral de Vacaria na manhã desta Quinta-feira Santa, 9 de abril de 2020.

Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Silvio Guterres Dutra e concelebrada pelos Padres que atuam na cidade-sede da Diocese, Vacaria, na Santa Missa do Crisma, foram abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, além de consagrado o Óleo do Crisma e a renovação das promessas sacerdotais do clero.

Em sua homilia Dom Silvio, refletindo sobre as leituras bíblicas da Missa, buscando iluminar a situação em que o mundo vive, questionou: “o que significa anunciar, curar, consolar e alegrar hoje, em plena pandemia do coronavírus? Missão particularmente desafiadora e até assustadora. […] Porém, não estaremos sós, Ele estará conosco. […] Mais do que pedir cura e livramento é necessário pedir: ‘Senhor, não nos abandone, fica conosco’. Estar com Ele é o que realmente importa”. E esse é, segundo o bispo, o conforto que precisamos: “que conforto maior poderíamos imaginar do que saber que estaremos com Ele, hoje e sempre? Viver dignamente este momento, com a consciência e a serenidade próprias de quem conta com a presença de Deus em sua vida, fará crescer a esperança de que as gerações futuras perpetuarão tal ensinamento conservando a herança da fé”.

Aos sacerdotes, Dom Silvio, lembra que “nós ministros ordenados, no dia em que renovamos nossos propósitos, somos exortados a revisitar nosso lema e nossas intuições, e renovar o voto, renovar a aliança de fidelidade com o nosso Deus”. O bispo de Vacaria ainda fez uma ligação entre o Tríduo Pascal, que inicia hoje, e o isolamento social que muitas pessoas estão vivendo nesses dias: “neste tempo de quarentena vivemos uma espécie de Sábado Santo a longo prazo, quando nos resta contemplar o sepulcro e experimentar o silêncio de Deus. Portas fechadas podem nos lembrar a sepultura com a pedra na porta. Engana-se quem pensa que este é meramente o tempo do vazio de Deus. O que importa nesse tempo é o que está sendo gestado. Como Deus trabalha sempre, ele continua agindo mesmo quando estamos somente a chorar a perda”. Deixa, ainda, uma palavra de esperança: “convido a todos a pensarem o tempo da quarentena como o tempo da gestação do novo. Se soubermos conservar a genuína fé, sairemos todos melhores. O vírus não tem a palavra final. A palavra final está com Deus”.

O Tríduo Pascal inicia hoje, com a Missa da Ceia do Senhor. Amanhã, além da Via Sacra, o Tríduo segue com a Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e encerrará no Sábado, com a Vigília Pascal. No domingo será celebrada a Solene Páscoa de Nosso Senhor. Na Catedral de Vacaria a Ceia do Senhor será celebrada às 19h30min. A celebração da Paixão será amanhã (10/04), às 15h, e a Vigília Pascal no sábado, às 19h30min. As três celebrações serão transmitidas pela página do Facebook da Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Para conferir a programação da Diocese até o próximo domingo, acesse aqui.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Pe. Rene A. Zanandréa