Cristo Vive - ressurreição de Cristo

Daniel Cechinato Pagno
Seminarista da Diocese de Vacaria, Bacharelando em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Os encontros quaresmais propostos neste ano pelo Regional Sul 3 da CNBB trazem como inspiração, além da figura do Bom Samaritano, a reflexão apresentada pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós Sinodal Christus Vivit, onde dirige-se aos jovens falando da valorização da vida. Portanto, nos dias de hoje, devemos nos perguntar: como estamos cuidando da nossa vida? O que estamos fazendo para que a nossa vida esteja ligada em Cristo que nos quer vivos? E como estamos contribuindo para que os outros tenham uma vida digna? Estas perguntas fazem com que nos coloquemos em atitude de reflexão de como está nossa vida com Cristo e como está a nossa convivência com quem está ao nosso lado.

Há mais de dois mil anos Jesus mostrou que a vida é muito maior que a morte, fazendo com que a vida vencesse a morte, para que nós também vivêssemos na alegria da glória com Ele e com todos os seus anjos e santos. Com isso, mostrou que n’Ele há sempre vida e isso faz com que nós, seres humanos, acreditemos que Jesus é aquele que salva e dá coragem.

O papa Francisco afirma que “o mal não tem a última palavra na tua vida” (Christus Vivit, 126), pois Cristo ressuscitou, Ele vive! Uma frase que marca muito o ensinamento de Cristo, é a seguinte: “É por isso que o Pai me ama: porque eu dou a vida para retomá-la. Ninguém me tira a vida, mas a dou livremente. Eu tenho autoridade para dá-la e autoridade para retomá-la. Tal é o mandamento que recebi de meu Pai” (Jo 10,17-18). Com este ensinamento, Jesus entregou a sua vida para que conseguíssemos viver no amor com Ele e todo aquele que n’Ele permanecer tenha a vida eterna. Também Cristo nos diz: “Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda estando morto viverá.  E todo aquele que vive e crê em mim viverá eternamente” (Jo 11,25-27). Com estas passagens percebe-se que Jesus quer que tenhamos vida n’Ele e assim Ele estará sempre presente em nossa vida.

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2020 nos diz que não se deve viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs. Ver, sentir compaixão e cuidar são verbos de ação que conduziram este tempo quaresmal.

Com tudo isso precisamos darmo-nos conta que existem caminhos que revelam o sentido da vida. Por exemplo: o Papa Francisco insiste que sejamos uma Igreja em saída, que vai ao encontro das periferias geográficas e existenciais. Notamos que, às vezes, nos são mostrados diversos sinais que a vida não é valorizada como dom. Falta um compromisso com a vida, dom de Deus a ser cultivado e assumido. Nossa sociedade vive uma cultura marcada pelos traços de Caim (Gn 4,9), também chamada cultura da indiferença (EG,n.54), na qual já não se reconhece o outro como irmão.

Que este tempo quaresmal tenha nos conscientizado acerca da necessidade de olhar para a vida do irmão que sofre ao nosso lado, do irmão caído, sofrido e ajudá-lo. Devemos fazer isso para cuidarmos da vida e não agirmos como o levita ou o sacerdote, que passaram pelo homem ferido e nem sequer ajudaram. Devemos, contudo, fazer como o samaritano: ver, sentir compaixão e cuidar da vida do próximo. E por último deve ficar sempre em nossas mentes que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar a vida. Portanto, gravemos esta frase no nosso coração e levemos ela sempre adiante: CRISTO VIVE E TE QUER VIVO!

Uma boa e abençoada Páscoa, na alegria do Cristo Ressuscitado.

Referências Bibliográficas

CNBB – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2020: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2019.

CNBB SUL 3 – REGIONAL SUL 3 DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Páscoa 2020: encontros e celebrações. Porto Alegre: [s.n.], 2020.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2019. Disponível em <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20190325_christus-vivit.html>. Acesso em: 1 abr. 2020.

FRANCISCO. Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium”: A alegria do Evangelho sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas; Edições Loyola, 2013.

Imagem por Andrea Mantegnawww.mini-site.louvre.fr, Public Domain, Link

As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.