Na última quarta-feira (18), o Cursilho Jovem da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Cacique Doble, iniciou oficialmente suas atividades.

Depois de seis encontros realizados na paróquia, contando especialmente com a ajuda dos jovens do Cursilho Jovem da paróquia São José, de São José do Ouro, a Missa que marcou a fundação do setor contou com a presença de representantes de diversas paróquias da Diocese, reunindo cerca de cinquenta jovens.

O Padre Pablo Cechinato de Lima, pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em sua homilia, agradeceu os jovens de São José do Ouro pela ajuda na criação do grupo em Cacique Doble, bem como a todos os jovens presentes. O Padre, com base no Evangelho do dia (Lc 19,11-28), fez seus agradecimentos: “a cada um que ajudou, gratidão por disponibilizarem as moedas que tem para partilhar conosco, que até então achávamos não ter, mas que agora fomos encontrando e, com isso, formar nosso grupo”. O Padre lembrou que a paróquia já carrega marcas de alguns grupos, como a Lareira, que tem mais proximidade com a família e o CLJ, que trabalha principalmente com adolescentes. Faltava o trabalho de evangelização com os jovens da faixa etária do Cursilho.

A noite encerrou com uma confraternização entre os jovens cursilhistas.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade

O Movimento de Cursilhos de Cristandade nasceu do esforço conjunto de sacerdotes e jovens leigos em Palma de Malhorca, na Espanha. O primeiro cursilho foi realizado, após longa preparação, em janeiro de 1949.

Depois de alguns anos na Espanha, o movimento começou a espalhar-se pelo mundo, a partir de países de língua espanhola.

No Brasil, o movimento teve início em abril de 1962, na cidade de Valinhos, em São Paulo, trazido por alguns leigos e sacerdotes da Missão Católica Espanhola.

Hoje, os cursilhos são realizados em mais de 350 dioceses.

Na Diocese de Vacaria, o movimento teve início em 1972, trazido por irmãos da Diocese de Lages. A vogalia jovem está presente em Vacaria há mais de 24 anos. Em geral fazem parte do setor jovem do MCC jovens entre 18 e 30 anos.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria, com a contribuição dos representantes jovens do GED de Vacaria.
Fotos: divulgação Paróquia Nossa Senhora de Lourdes