Encontro na Itepa Faculdades

Na última segunda-feira (4), padres e seminaristas da Diocese de Vacaria participaram do encontro de supervisores de estágio pastoral na Itepa Faculdades, em Passo Fundo.

O encontro, realizado anualmente, reúne os acadêmicos e professores do curso de Bacharelado em Teologia da Itepa Faculdades, os supervisores de estágio pastoral, os reitores dos seminários de Teologia, os coordenadores diocesanos de pastoral e os professores da disciplina de Metodologia e Prática Pastoral (MPP), com a intenção de debater os desafios da evangelização no tempo atual e as perspectivas para a evangelização daqui para frente.

Os participantes foram divididos em seis grupos: três deles com estudantes; um com os supervisores de estágio e alguns acadêmicos; um com os formadores; outro com os coordenadores de pastoral e alguns acadêmicos. Cada grupo, à luz de um texto elaborado previamente, foi convidado a refletir quais os desafios enfrentados nos tempos de pandemia e quais as possibilidades para a ação evangelizadora nesse cenário.

Após a partilha de cada grupo, os padres Ivanir Rampon e Ivanir Rodighero fizeram o aprofundamento dos temas trabalhados. Padre Rampon refletia sobre o que é de fato a evangelização. Citando o Papa Francisco, destacou que evangelizar é fazer acontecer o Reino de Deus na prática, não só passando uma série de conteúdos religiosos, mas fazer acontecer, transformando o ambiente social. Destacou ainda que a pandemia nos revelou diversas fragilidades que precisam levar ao crescimento. A pandemia, junto com o contexto atual, nos mostra a importância da reflexão: é preciso refletir a pastoral.

O Padre Rodighero, por sua vez, refletiu à luz de quatro pontos. 1) o sujeito principal do encontro são os acadêmicos. Porém, não são sujeitos absolutos, mas são sujeitos em relação com outros sujeitos. Os acadêmicos são discípulos de Jesus, estão se configurando com Ele. Os outros sujeitos são: os coordenadores de pastoral; os supervisores de estágio; os formadores; a Itepa Faculdades. É preciso que a relação entre os acadêmicos e esses demais sujeitos seja baseada no amor. A referência para tudo isso é Jesus Cristo. 2) o papel da Iniciação à Vida Cristã, que passa, em primeiro lugar, pela escuta, mas depois precisa ir para a capacitação dos catequistas e o envolvimento dos pais, encontrando caminhos para chegar às famílias. 3) a importância de um olhar para o universo político: vivemos em tempo de guerra, que mexe também com nossas vidas; o ano eleitoral, no qual está em jogo o bem do país; o universo de violência, com posturas radicais. 4) projeto proposto pelo Papa na Fratelli Tutti: repensar a ação no mundo, mas não para dar continuidade, mas é preciso encontrar um novo modo de viver, que implica uma humanidade diferente, que vive à luz da fraternidade e da amizade social.

Da Diocese de Vacaria participaram os padres Édio Bresolin, do Santuário de Ibiaçá, Ilírio Guadagnin, de São João da Urtiga, e Pablo Cechinato de Lima, de Cacique Doble, como supervisores de estágio dos seminaristas da etapa da Configuração/Teologia. Também o Padre Elisandro Guindani, como reitor do Seminário Maior e professor da Itepa Faculdades, o Padre Rene Zanandréa, como coordenador de pastoral, e os seminaristas da Configuração da Diocese de Vacaria: Eduardo Santiesteban, Maurício Zanotto e Renan Zanandréa.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Diego Vitor/Itepa Faculdades