No último sábado (02) ocorreu o primeiro encontro vocacional do ano de 2022, na Catedral de Vacaria, e teve como tema central a questão “o que é a vocação?”. O encontro iniciou-se com a invocação do Espírito Santo e a leitura de alguns versículos do Evangelho que marcam o chamado dos discípulos. Após, foi conduzida a Leitura Orante da Palavra, e posteriormente apresentação, acolhida e animação dos presentes.

Um dos pontos altos do encontro foi a partilha vocacional, primeiramente, com a  congregação das Irmãs Angélicas, que ressaltaram a importância da vida comunitária, a vida de oração e o objetivo único que é seguir Jesus e buscar a santidade. O segundo testemunho foi de um diácono permanente, que ressaltou os afazeres da função que exerce juntamente com a família e toda a comunidade. Para completar os três graus da ordem, houve a partilha de um seminarista que está com ordenação próxima, da mesma forma, de um padre e posteriormente do Bispo Diocesano, que fizeram a exposição de suas vidas, seu chamado vocacional e do processo que fizeram e estão fazendo. Após cada partilha vocacional, os jovens que estavam presentes tiveram oportunidade de sanar as curiosidades e dúvidas para cada uma das exposições.

Ao meio dia ocorreu uma confraternização e após os vocacionados foram direcionar ao interior da Catedral Diocesana para uma conversa, onde cada um teve a oportunidade de compartilhar histórias e momentos de sua vida. Ainda dentro da Catedral, houve um momento de oração final aos pés do altar-mor, juntamente com a imagem de Nossa Senhora da Oliveira.

O animador vocacional da Diocese, Padre Pablo Cechinato de Lima, ao ser questionado sobre o sentimento que pairava após o encontro, disse que “já estamos com vontade de nos encontrar novamente, para podermos fazer um bom acompanhamento com os jovens e assim ver cada um atuando e crescendo em seus ministérios específicos que exercem em suas paróquias em toda a sua vida”. O Padre acrescentou ainda que “a Igreja é muito ampla e são muitas as vocações e formas de se realizar e ter uma vocação acertada, pois quando Jesus nos convida a ir até Ele e seguir-Lo, é porque tem um propósito especial para cada um: ser feliz e viver sua vocação acertada”.

Participaram do encontro nove jovens, entre meninos e meninas, animadores vocacionais, contando inclusive com a presença do Bispo Diocesano, padres, religiosas e seminaristas.

Texto: Eduardo Martello
Fotos: Edimar Scopel e Eduardo Martello