As celebrações da Semana Santa serão, mais uma vez, marcadas pelas restrições sanitárias devido à pandemia da Covid-19. Na Diocese de Vacaria, a Semana Santa 2021 será com público restrito nas celebrações e transmissões pelos meios de comunicação social.

A orientação diocesana para a Semana Santa 2021 em todas as paróquias é que sigam as definições das autoridades sanitárias e, na medida do possível, transmitam as celebrações.

Na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria/RS, a programação iniciará no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, com Missa às 18h. Na segunda-feira, a Missa será às 18h, na terça às 16h e na quarta às 18h. Na quinta-feira, a Missa do Crisma será às 9h30min e a da Instituição da Eucaristia às 19h30min. Na Sexta-feira Santa, a Via-Sacra será às 9h30min e a Celebração da Paixão do Senhor às 15h. A Vigília Pascal, no Sábado Santo, será às 19h30min. No Domingo de Páscoa, a Missa da Ressurreição do Senhor será às 18h.

Já no Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá/RS, a Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor será às 9h. Na Quinta-feira Santa, na Sexta-feira Santa e no Sábado Santo, as celebrações serão às 19h. No Domingo de Páscoa, a Missa será às 9h.

Em Vacaria, a entrada na Catedral será restrita a um pequeno grupo, respeitando as definições das autoridades sanitárias. Contudo, os fiéis podem acompanhar pelo Facebook. Em Ibiaçá, por sua vez, as portas do Santuário estarão fechadas e as celebrações serão transmitidas pelo Facebook e pelo YouTube do Santuário.

Neste Domingo de Ramos, em que se inicia a Semana Santa, todas as comunidades do Brasil são convocadas a realizar a Coleta Nacional da Solidariedade, que é parte integrante da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Os recursos são destinados para os fundos diocesanos e para o Fundo Nacional da Solidariedade.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM
Foto por Kiki Garcia, em cathopic.com