No último sábado (16), no salão da Comunidade Sagrada Família, em Vacaria, aconteceu o encontro das líderes da Pastoral da Criança da Diocese. O encontro, que contou com a participação da coordenadora estadual da Pastoral, Nilva Canuto Libardi, reuniu líderes e coordenadoras das paróquias da Diocese e contou com momentos de oração, formação, convivência e partilha.

Segundo Andrêa G. Maciel, coordenadora da Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, durante o encontro “a Coordenadora estadual ressaltou a importância de tudo o que foi feito até o momento, dando ênfase à importância do trabalho voluntário das líderes que atuam na Pastoral da Criança”. Destacou ainda que, com o encontro, “sentimos a necessidade de divulgar a Pastoral para convidar e encontrar novos líderes e voluntários”.

Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano, no Programa Tempo de Ser Igreja, destacou que a Pastoral da Criança vem crescendo e se fortalecendo na Diocese. Também agradeceu o apoio recebido da Coordenadora estadual, Nilva Canuto Libardi, da Diocese de Novo Hamburgo, que, no momento, ocupa a função de coordenadora na Diocese de Vacaria: “somos muito gratos e que em breve possamos ter a coordenadora diocesana, sempre contando com apoio da coordenação estadual”. Por fim, refletiu que “nesse período de proximidade do Natal, nos faz entender ainda melhor o valor da Pastoral da Criança, especialmente em realidades onde temos tantas crianças carentes com dificuldade de crescimento, de saúde plena e integral”.

A Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

A Pastoral da Criança teve ampla atuação na Diocese de Vacaria. Após um período de interrupção das atividades, desde 2020, o trabalho vem sendo retomado com formações de novas equipes.

Texto: Pe. Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria – Com informações de Andrêa G. Maciel/Pastoral da Criança