No último domingo (17), no Centro de Formação, em Vacaria, o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Vacaria realizou a sua Assembleia Diocesana, com a presença dos coordenadores dos setores da Diocese e de representantes do Grupo Executivo Regional.

A Assembleia teve como pauta principal a aclamação da nova coordenação do Grupo Executivo Diocesano (GED) para o biênio 2024-2025. A nova coordenação tem a seguinte configuração:

• Diretor espiritual: Pe Elisandro Guindani
  • Coordenadora: Márcia Vanazzi Teixeira
  • Vice-coordenadora: Elisete Orsi
  • Representantes jovens: Elisabete Macedo e Vanessa Manfron

O GED é formado, ainda, por uma equipe de apoio, responsável por auxiliar nas diversas demandas que surgirem, como secretaria, tesouraria, formação, pré-Cursilho, pós-Cursilho e na manutenção da Casa de Formação.

A nova coordenadora, Marcia Vanazzi Teixeira, manifestou sua convicção de que não está assumindo um mero cargo, mas uma missão. Desse modo, agradeceu “a Deus pelo chamado a conhecer e participar desse Movimento extraordinário e transformador”; ao esposo, filho, nora e toda a família “pelo incentivo e compreensão”; ao Diretor Espiritual, ao Bispo Diocesano e aos demais cursilhistas “por terem confiado a Coordenação do GED da Diocese de Vacaria gestão 2024-2025 a mim e à equipe de coordenação”. Por fim, manifestou o seu desejo de, “juntamente com a equipe da coordenação, coordenadores de setores, todos os cursilhistas, sacerdotes e comunidades, fazer um trabalho lindo, procurando fortalecer cada vez mais o Movimento na Diocese, a nossa Igreja e principalmente anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho em todos os ambientes”.

O Cursilho

O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um movimento eclesial católico, cuja finalidade específica é fermentar o Evangelho de Jesus Cristo nos mais diversos ambientes da sociedade. O MCC teve início na Espanha em 1948, na cidade de Palma de Mallorca. Chegou ao Brasil em 1962, na cidade de Valinhos. Na Diocese de Vacaria, o primeiro cursilho realizou-se em 1973, após preparação dos futuros responsáveis junto aos irmãos cursilhistas de Lages/SC, influenciados e apoiados por Dom Henrique Gelain, bispo diocesano na época.

Texto: Pe. Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria – Com informações de Daniele Zambonin/GED
Fotos: Divulgação/GED