Inspirados pelo tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fala com sabedoria e ensina com amor” (Cf. Pr 31,26), que nos convida a refletir sobre o mundo da educação, a Pastoral da Educação da Diocese de Vacaria realiza alguns encontros de formação no início deste ano letivo nos municípios de Sananduva, Lagoa Vermelha e São João da Urtiga.

A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

As Irmãs Rita Tessaro e Iraci Cirino Rodrigues que representam a Congregação das Irmãs de São José e também são colaboradoras da Pastoral da Educação, se dispuseram a visitar algumas escolas e participar de momentos de formação para professores com o intuito de ser a presença da Igreja nesses espaços tão importantes da educação. A proposta desta atividade foi levar uma palavra amorosa de encorajamento e motivação aos educadores e educadoras para que possam iniciar o ano letivo inspirados pelo grande pedagogo Jesus Cristo. Ele que nos inspira a sermos acolhedores e nos colocarmos em igualdade de condições com os estudantes e conduzi-los a um caminho de fraternidade, retidão e potencializar a esperança nesse tempo de tantos desafios educacionais.

Recordamos também que nesta caminhada conjunta entre a Igreja e a Escola, por meio da Pastoral da Educação, acolhemos a mensagem otimista do Bispo Referencial da Pastoral da Educação – Dom Leomar Brustolin, que incentiva os educadores e educadoras a serem perseverantes na missão de educar e transformar vidas por meio da educação. Sabemos que o processo educativo faz parte da vida de todos e que a construção de um mundo mais justo e solidário acontece especialmente quando há sintonia entre as principais instituições sociais como a família, a escola, comunidade e a igreja. Que possamos fortalecer esse elo e promover uma educação cada vez mais portadora de sentido e humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.

Texto e foto: Orildo Carlos Bassoli