No último final de semana, de 14 a 16 de julho, aconteceu em Porto Alegre, na Casa de Retiros Vila Betânia, o Seminário de Liturgia promovido pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 3).

O Seminário, que teve a assessoria do padre Patrick Brandão, do clero da Diocese de Duque de Caxias/RJ e membro do grupo de reflexão litúrgico-pastoral da CNBB, teve como tema: “Por que celebramos como celebramos? Em defesa da forma ritual de Paulo VI: Origens e motivação da Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II”. O encontro teve como proposta a formação litúrgica conforme os princípios teológicos e pastorais da reforma do Concílio Vaticano II, que reafirmou a liturgia como memorial da Páscoa no coração da vida e como primeira e mais necessária fonte da vida cristã (cf. SC 10). Abordou-se sobre a importância da liturgia  na vida das comunidades, como resposta ao anseio de oração e de vida espiritual do povo de Deus.

Considerando o “povo” como novo sujeito eclesial, protagonista também na ação litúrgica, o próprio Seminário se desenvolveu num ambiente que proporcionou uma experiência eclesial mediante o estudo, a convivência fraterna, a vivência ritual e as experiências celebrativas. Os momentos de estudo foram intercalados com a prática laboratorial de alguns ritos.

Da Diocese de Vacaria participaram o padre Marlon de Aguiar, o seminarista Maurício Zanotto e o leigo Diego Frigotto.

Texto: Maurício Zanotto/PASCOM Diocese de Vacaria
Imagem: Setor Liturgia CNBB Sul 3