Reunião plano diocesano de pastoral

No último sábado (29), na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha, aconteceu a primeira reunião de encaminhamentos para a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral 2024-2027.

O Plano Diocesano de Pastoral nasce como fruto do Sínodo Diocesano, que definiu as três prioridades pastorais para os próximos anos: formação; missão, expressa nos pequenos grupos; e juventude. Para cada uma das prioridades foi criada uma comissão, com o objetivo de pensar um projeto diocesano que responda a elas. Esses três projetos irão compor o Plano Diocesano de Pastoral a ser avaliado e aprovado na Assembleia Diocesana de Pastoral em setembro deste ano.

A reunião, organizada pelo Conselho Diocesano de Pastoral, teve por objetivo principal localizar os integrantes de cada comissão na proposta diocesana. Num primeiro momento, foi realizado um levantamento do contexto diocesano, com as forças e fraquezas internas e as oportunidades e ameaças externas ao trabalho a ser desenvolvido. Além disso, foi apresentada uma proposta comum para a estrutura dos projetos. Cada comissão se reuniu para um primeiro diálogo, para organizar-se e para dar os encaminhamentos necessários. A reunião encerrou com a bênção de envio realizada pelo Bispo Diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra.

Compõem a comissão da formação Pe. Cláudio Prescendo, Ir. Ivone S. Oliveira, Fr. Nédio Pértile e Cláudia Rossi. Já a comissão da missão/pequenos grupos é composta por Taiane Maciel, Pe. Felipe Carra, Renato Pereira e Diác. Alex Wink. Fazem parte da comissão da juventude Pe. Marlon de Aguiar, Orildo Bassoli, Renan Paloschi Zanandréa, Daniele Zambonin e Ir. Judith Dallabrida.

Agora, cada comissão elaborará um projeto específico, que será apresentado na metade de setembro, num novo encontro das comissões para apreciação dos projetos e encaminhamentos para a Assembleia.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocesana
Foto: Daniele Zambonin