Aconteceu na última segunda-feira (31), mais uma reunião em preparação para a 46ª edição da Romaria da Terra do Estado do Rio Grande do Sul, que se realizará no dia 13 de fevereiro de 2024, no município de Ipê, pertencente à Diocese de Vacaria. O tema desta edição é “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida”, escolhido a partir da figura de Nossa Senhora tendo em vista as diversas devoções espalhadas por toda a Diocese.

Pe. Rene Zanandréa, coordenador de pastoral da Diocese, disse que “o processo que vem sendo realizado é muito bonito e de grande valia, tendo em vista primeiramente a liberdade e insistência de que a Romaria da Terra tenha um rosto local, ressaltando as questões da agroecologia existente no município de Ipê dentre outros trabalhos”. O Padre ressaltou ainda que o processo é muito encantador, com uma mística muito bonita e que tem impulsionado os organizadores desta Romaria.

A comissão organizadora tem previsão de que o início da Romaria seja por volta das 08h30min, com uma caminhada, seguida da celebração da Santa Missa e outras atividades tradicionais da Romaria, como oficinas temáticas. O trabalho da equipe agora se detém nos detalhes que vão surgindo para que tudo ocorra da melhor maneira possível, dentre os quais o desenho que irá compor o cartaz, a produção do hino, da oração e também de um roteiro de celebração que prepara as comunidades.

A reunião contou com representantes da Diocese e da Comissão Pastoral da Terra do Estado que se reúnem  mensalmente para a preparação dos detalhes da 46ª Romaria da Terra.

Texto: Eduardo Martello/Pascom Diocesana

Fotos: Pe. Rene Antônio Zanandréa