O último final de semana, 24 e 25, foi marcado pela 72ª  Romaria em honra a Nossa Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá. Com o tema “Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos”, a Romaria procurou desenvolver a consciência da amizade social, que é tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Desde junho de 2023 a 72ª Romaria estava sendo preparada,no último final de semana de cada mês, com a celebração da novena mensal no Santuário. A caminhada culminou na novena diária, que iniciou no dia 16 de fevereiro e teve sua finalização na Missa do sábado à noite (24), onde houvea coroação de Nossa Senhora, reconhecendo-a como Rainha do céu e da terra, com a participação de dezenas de milhares de fiéis que realizaram a tradicional procissão  luminosa.

Dom Guilherme Antônio Werlang, MSF, bispo da Diocese de Lages (SC), que presidiu a última noite da novena, afirmou que “romaria é compromisso de caminhar e seguir a voz que diz `este é meu Filho amado, façam o que ele vos disser´, se fizermos isso nós reconstruiremos a humanidade, nós mudaremos nosso país e assim seremos verdadeiramente filhos e filhas do mesmo Pai e da Mãe do Céu”. Ao concluir sua reflexão, Dom Guilherme motivou a multidão reunida em torno do Santuário para que, em um único coro, cantasse a canção Mãezinha do céu, pedindo a Maria que interceda por todo o povo romeiro.

Já a Missa principal da 72ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora, ocorreu no domingo pela manhã às 10h, e foi presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Em sua homilia ressaltou: “vamos juntos agradecer a Deus por nos revelar o caminho da fé madura, da fé que deve ser a meta de todos nós. A fé madura não vem aos saltos, nem tão pouco por passe de mágica, ela vem pelo caminho dos desafios da vida cotidiana e, especialmente, pelo enfrentamento daquilo que nos exige coragem”. O Bispo disse ainda que a “fé madura é a fé dos que creem em meio à escuridão, quando tudo parece dar errado e a esperança parece falhar. É a fé dos que foram provados. Portanto, fugir à provação é adiar o passo de maturidade. Não tenhamos medo das provações, pois sairemos delas melhores, mais maduros na fé”.

Na avaliação do Reitor do Santuário, Padre Edio Bresolin, “foi uma romaria maravilhosa, sendo a maior de todas as edições. Quando ouvimos o depoimento dos romeiros, do conselho administrativo e dos demais envolvidos, podemos perceber que a Romaria foi muito celebrativa e emocionante. Principalmente levando em consideração a multidão de fiéis que se fizeram presente no sábado à noite para acolher a chegada da imagem de Nossa Senhora e, depois, caminharam atrás do carro andor, fazendo seu momento de devoção”. O Padre ressaltou ainda que “a chegada dos romeiros na madrugada e no decorrer do dia ao Santuário não tem explicação, isso é coisa de Deus e de Nossa Senhora, que nos mostra o caminho a seu Filho Jesus Cristo”. Padre Edio também manifestou o seu agradecimento: “parabéns a todos os envolvidos nesta Romaria, tudo o que aconteceu é bênção e Graça de Deus.”.

A bênção de encerramento da Romaria, na parte da tarde do domingo, foi concedida pelo Bispo Diocesano, após a procissão com o carro andor, onde também o Reitor do Santuário anunciou a 73ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora que acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025.

Texto: PASCOM/DIOCESE DE VACARIA

Fotos: Matheus Pellin