Seminaristas

Na sétima noite da novena em preparação à 72ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá, aconteceram os ritos que marcam o processo formativo dos seminaristas da Diocese: acolhida ao Seminário Propedêutico, admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e instituição do Ministério de Acólito. Os ritos foram presididos pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, durante a Missa presidida pelo Padre Rene Zanandréa, Reitor do Seminário Maior da Diocese.

Foram acolhidos na etapa do Propedêutico da Diocese de Vacaria os seminaristas Diego Ferrari Frigotto, da paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, de Paim Filho; João Felipe Pieri, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Machadinho; e João Vitor Ramos, da paróquia Nossa Senhora da Glória, de Vacaria. Nesta etapa, os seminaristas passam a residir em Vacaria, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, sendo acompanhados pelo Pe. Elisandro Guindani. Nesta etapa, os jovens são inseridos na vida e realidade da paróquia, bem como na vida comunitária, onde podem fazer o discernimento vocacional. Como símbolo desta etapa eles receberam uma imagem de Nossa Senhora da Oliveira.

Na mesma celebração foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras Eduardo Martello, natural da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga, que inicia neste ano a etapa da Configuração/Teologia. De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconado ou ao Presbiterado manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconado e ao Presbiterado.

O último rito foi o da instituição do Ministério de Acólito ao seminarista do terceiro ano da etapa da Configuração/Teologia, Maurício Zanotto, natural da paróquia São Pedro Apóstolo, de Vila Segredo, Ipê/RS. A partir do Ministério de Acólito os seminaristas passam a auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da santa Missa, podendo, também, distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, mesmo aos enfermos, como ministros extraordinários. Através da vivência do ministério, o último recebido antes da Ordem, o seminarista é chamado a viver mais intensamente o sacrifício do Senhor, buscando conformar-se plenamente a Ele, crescer na fé e na caridade e proceder de tal modo que possa servir dignamente à mesa do Senhor.

Padre Rene, durante a sua homilia, exortou aos seminaristas para que, “como Pedro recomenda na leitura, como testemunhas de Cristo, sede pastores. Cuidai, com coração generoso, com coração livre”. Dom Sílvio, por sua vez, agradeceu às famílias e comunidades que entregam os jovens para servir à Igreja na preparação para o ministério ordenado.

A Diocese conta ainda com outros três seminaristas, sendo dois da etapa do Discipulado/Filosofia e um no ano de estágio pastoral, totalizando oito seminaristas entre todas as etapas de formação.

Nesta noite, também estiveram presentes em Ibiaçá seminaristas e formadores das dioceses de Lages e Erexim, e da Arquidiocese de Passo Fundo, que residem em Passo Fundo.

Texto: PASCOM diocesana
Imagens: Divulgação/Matheus Pellin