“Com a Mãe Consoladora no Caminho de uma Igreja Sinodal” é o lema da 71ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá. O encontro de fé e devoção está marcado para os dias 25 e 26 de fevereiro deste ano.

A 71ª Romaria iniciou no mês de junho, com a novena mensal preparatória. Segundo o Reitor do Santuário, Padre Edio Bresolin, “o Santuário se prepara intensamente para este momento que a cada ano é único”. Nesta 71ª edição da Romaria, o reitor relata que está acontecendo uma grande motivação pastoral em toda a paróquia de Ibiaçá. No interior, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucaristica estão realizando uma visita em todas as famílias. Já na cidade, todas as áreas de abrangência das capelinhas estão sendo visitadas com celebrações, onde as famílias se unem em oração, na preparação para a romaria e fortificam a fé a devoção a Nossa Senhora Consoladora.

A programação mais intensa da Romaria iniciará no dia 10 de fevereiro, com a 8ª edição da caminhada que faz homenagem ao Padre Narciso Zanatta, que foi o idealizador da Romaria. Já a partir do dia 17 de fevereiro, terá início a novena diária em preparação à 71ª Romaria, que se encerrará no sábado (25), com uma das principais missas da Romaria, seguida da tradicional procissão luminosa pelas ruas de Ibiaçá. A Missa principal da Romaria acontecerá no domingo, pela parte da manhã. À tarde a bênção de encerramento e o lançamento da próxima edição da Romaria. A programação completa da 71ª Romaria pode ser encontrada na página do Santuário no site da Diocese de Vacaria.

De acordo com os coordenadores do Conselho Administrativo do Santuário, Maura e Marcelo Mussatto, “a Romaria deste ano, depois de dois anos, volta a acontecer normalmente, tanto na questão religiosa, com as celebrações campais e no Santuário, quanto na questão social, com a alimentação e os vendedores ambulantes, também chamados camelôs”. Os conselheiros ressaltam que as expectativas são positivas, já que se espera uma participação expressiva dos fiéis. Segundo eles, “com todos os nove casais de conselheiros e a equipe do Santuário estamos, já há bastante tempo, trabalhando para que tudo ocorra da melhor forma possível. Desde já agradecemos a todos os colaboradores que se dispõe a trabalhar em mais uma Romaria, que todo o ano colocam seu tempo à disposição para bem atender os romeiros que peregrinam a Ibiaçá”.

Texto: Eduardo Martello e Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocesana