No dia 22 de novembro de 2022, Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano, anunciou as nomeações e transferências para a Diocese de Vacaria. Entre os meses de dezembro e janeiro várias celebrações marcaram a efetivação dessas mudanças.

Seis datas marcaram a posse canônica dos novos párocos: em 10 de dezembro de 2022, Pe. Marlon de Aguiar iniciou sua missão como pároco na paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga; em 14 de dezembro de 2022, Pe. Luiz Primachik tomou posse como novo pároco da paróquia São José, de São José do Ouro; em 18 de dezembro, Pe. Lindomar dos Santos iniciou sua missão como pároco na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; em 21 de dezembro, Pe. Edson do Espírito Santo Menezes, FC, foi empossado pároco da paróquia Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus; por fim, Pe. André Schimdt Varisa iniciou sua missão como pároco na paróquia Santo Expedito, em Santo Expedito do Sul, no último 14 de janeiro.

Além das missas de posses canônicas dos novos párocos, foram apresentados novos vigários e administradores paroquiais. No dia 18 de dezembro de 2022, Pe. Elisandro Guindani foi apresentado como vigário paroquial na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; no dia 28 de dezembro, Pe. Edimar Scopel como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria; por fim, em data a ser anunciada, pe. Ilírio Guadagnin como vigário da paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá. Pe. Nelson Ribeiro Lemos, FC, por sua vez, assumiu como administrador paroquial da paróquia São José, de São José dos Ausentes.

Dom Sílvio presidiu todas as missas de posse e apresentações que ocorreram nesse período. Em cada ocasião, agradeceu aos padres pelo sim dado à Igreja e lembrou que, antes que qualquer padre chegue em uma paróquia, Deus já estava nela, e depois que o padre sai, Deus continua. Por isso, o padre é um colaborador no trabalho de evangelização e deve estar sempre disposto a atender o povo de Deus, com espírito de serviço ao Reino de Deus, em obediência à Igreja.

Referindo-se especialmente aos párocos, Dom Sílvio lembrou que a primeira coisa que o padre faz é a Profissão de Fé, porque “é preciso que o padre diga diante de Deus e da comunidade no que é que ele crê”. Depois disso, lembrou o gesto de o novo pároco proclamar o Evangelho, já que é o primeiro implicado no anúncio na paróquia em que atua. Além disso, o padre renova as promessas sacerdotais, as mesmas que prometeu no dia da ordenação, reforçando seu compromisso com a Igreja e o Bispo. Por fim, o juramento de fidelidade com a Igreja, por meio de sua doutrina e disciplina, e com o Bispo.

As mudanças realizadas nas paróquias da Diocese têm em vista o bem espiritual da porção do povo de Deus das comunidades, partindo das necessidades próprias de cada localidade e da organização diocesana.

Texto: Pe. Edimar Scopel/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: