Romaria Comunidades negras

Aconteceu no sábado, dia 09 de novembro de 2019, no Santuário Nacional de Aparecida, a Romaria das Comunidades Negras. Esta foi a 23ª edição do encontro, que teve como tema “Mãe negra Aparecida, ajude-nos a restituir o direito, liberdade na justiça e no amor”. Uma das propostas da Romaria foi a missa, às 10h30min, presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana (BA), Dom Zanoni Demettino de Castro.

O arcebispo, em sua reflexão, lembrou que “é missão da Igreja a evangelização. A Igreja precisa, diante de tantos desafios, dentre eles o extermínio das comunidades negras, evangelizar”. A evangelização, segundo ele, “é vontade de Deus, mas necessita também da vontade humana”.

Após a Celebração, os participantes foram direcionados para o Auditório Noé Sotillo, localizado no subsolo do Santuário, para um momento cultural, com apresentações. Neste local houve também o almoço partilhado, com alguns alimentos que foram ofertados na celebração.

Juntamente com o Padre da Arquidiocese de Passo Fundo e professor da ITEPA Faculdades, Ari Antônio do Reis, o seminarista da etapa da Teologia/Configuração, Marlon de Aguiar, participou do encontro. Para ele, a participação foi um momento de graça pois “estar na casa da Mãe Aparecida e vislumbrar todo este movimento, demonstrações de fé, encontro de culturas, com diversas cores, foi encantador. Pude perceber que nossa Igreja é Mãe. Mãe que acolhe e envia, pois saí de lá motivado a despertar nas comunidades da Diocese o respeito e a valorização da Cultura Afro-Brasileira”.

A Romaria é organizada pela Pastoral Afro-Brasileira e marca o início do mês, em que se celebra a Consciência Negra.