Entre os dias 7 e 17 de janeiro de 2022 o seminarista Renan Paloschi Zanandréa, da Diocese de Vacaria, participou da XIV Experiência Missionária da Arquidiocese de Santarém, no Pará. A edição teve como tema “o Sangue e a Água: fontes de Salvação na Igreja“ (cf. Jo 19,34), refletindo sobre a realidade sacramental.

A missão foi realizada na miniárea do Urucurituba, integrante da área missionária São João Paulo II. Ao todo participaram 35 missionários, sendo 31 seminaristas, um diácono e três padres. Os seminaristas vieram de diversas localidades do país: das arquidioceses de Santarém/PA, Maceió/AL, Ribeirão Preto/SP, Manaus/AM e Paraíba/PB; das dioceses de Campina Grande/PB, Vacaria/RS, Parintins/AM, Anápolis/GO e Coari/AM; e das prelazias de Borba/AM, Tefé/AM e Itacoatiara/AM. Os missionários foram enviados às sete comunidades que integram a miniárea, visitando as famílias e realizando encontros de formação e confraternização. O objetivo foi possibilitar aos seminaristas uma experiência de missão junto à porção do povo de Deus presente na realidade amazônica.

Na Diocese de Vacaria a participação em experiências missionárias é possibilitada aos seminaristas dentro do itinerário formativo, na etapa da Configuração/Teologia, já que “[…] a missão revela-se como um outro fio condutor (cf. Mc 3,13-14), que une também as dimensões já mencionadas, anima-as e fecunda-as, e permite que o sacerdote, uma vez formado humana, espiritual, intelectual e pastoralmente, possa viver plenamente o próprio ministério, na medida em que ‘é chamado a ter espírito missionário, isto é, um espírito verdadeiramente ‘católico’ que, partindo de Cristo, se dirige a todos, a fim de que ‘todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm 2,4)'” (RFIS 91).

“Vimos o rosto do próprio Cristo”

Em testemunho dado na Missa de encerramento da Experiência, realizada na Catedral de Santarém, o seminarista Renan afirmou que a missão na Amazônia “exigiu despojamento, esvaziamento, desprendimento de muita coisa que estávamos acostumados, que parecia importante, […] mas aprendemos que para viver bem é preciso somente o essencial. Deixamos para trás muita coisa, mas o que levamos é muito maior do que aquilo que deixamos para trás”.

Renan refletiu ainda que, nos diversos encontros, testemunhos ouvidos e experiências vividas nos dias de missão, “percebemos o rosto do próprio Cristo nas pessoas das comunidades por onde passamos. Vimos muito e muito nos alegramos e aprendemos neste tempo. Vimos sinais da graça de Deus nas famílias, manifestados na alegria, na esperança de dias melhores, mesmo em meio às dificuldades da vida na região de várzea”.

Por fim, o seminarista expressou seu agradecimento: “agradeço à Diocese de Vacaria, na pessoa de Dom Sílvio, bispo diocesano, e do Pe. Elisandro, reitor do Seminário Maior, pela possibilidade de participar da Experiência Missionária em Santarém; também agradeço à Arquidiocese de Santarém, na pessoa de Dom Irineu Roman, arcebispo, e do Pe. Rubinei Coelho, coordenador da Experiência, pela acolhida nesses dias. De modo especial gratidão a Deus, que me permitiu viver essa experiência, provocando para ter um coração cada vez mais aberto à missão, seja ad gentes ou em nossa própria Diocese, crescendo na formação em vista de ser um padre com coração missionário para a Igreja”.

Texto: Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria. Com informações de Renan Paloschi Zanandréa.
Imagens: Renan Paloschi Zanandréa/Arquivo pessoal