No último domingo (09), aconteceu em São João da Urtiga a VIII Romaria do Batismo. A Romaria contou com tríduo preparatório, nos dias 05, 06 e 07 de janeiro, e com celebrações que contaram com a presença de romeiros de toda a região e dos movimentos e pastorais locais. A cada noite do tríduo algumas comunidades do interior foram convidadas a celebrarem juntos.Com resposta positiva, em todas as noites houve ampla representação das mesmas e de muitos fiéis.

Na quarta-feira (05) a missa foi presidida pelo Reitor do Santuário Padre Osvaldo Carballosa Gonzáles e contou com a pregação do diácono Hilário Sasso, que refletiu a importância do batismo, juntamente com toda a espiritualidade e compromisso que o sacramento nos traz. O diácono, em entrevista à PASCOM, disse que “o sentido de tudo isso também está no encontro fraterno e humano, onde a Graça de Deus se faz presente”.

Na segunda noite do tríduo, a presidência da celebração foi realizada pelo Padre Ilírio Guadagnin, e contou com a pregação do seminarista Marlon de Aguiar. O seminarista, que irá fazer seu ano de síntese vocacional na Paróquia, disse que “o sentimento é de muita alegria e esperança, pois percebi que a comunidade é viva e bastante atuante”. Marlon acrescentou ainda que “é notável às expressões de fé dos romeiros através de suas promessas e agradecimentos”. Por conseguinte Marlon ressalta que “foi importante para mim estar com eles, mesmo antes de assumir juntamente com o Padre Ilírio a paróquia”.

Na terceira noite do tríduo, a celebração contou com a pregação do Padre Ilírio Guadagnin, que, em entrevista à PASCOM, afirmou ser “uma alegria participar das celebrações do tríduo da VIII Romaria do Batismo em São João da Urtiga, pois todas as noites foram muito bem preparadas e houve grande participação dos fiéis, demonstrando que o mundo ainda tem fé e caminha com grande esperança no caminho de Deus como compromisso do batismo, isso tudo é para mim motivo de alegria”. O padre, que tomará posse como pároco da Paróquia Cristo Rei em fevereiro deste ano, disse ainda que “precisamos de fato nos comprometer com a construção do Reino de Deus. Em todo e qualquer lugar que tiver um batizado deve estar a semente do Evangelho que traz esperança, alegria e vai procurando trabalhar para deixar este mundo segundo a vontade e o agrado de Deus: um mundo fraterno, de paz, da alegria e do compromisso com a Verdade do Evangelho”.

Neste clima, no dia 08 (sábado), ocorreu a Missa da Luz, conhecida principalmente por contar com a procissão luminosa.  Padre Osvaldo, reitor do Santuário, presidiu a Santa Missa e refletiu a realidade do batismo como a Luz de Cristo. No final da missa os romeiros peregrinaram com a Imagem de São João Batista e com tochas acesas.

A missa solene da VIII Romaria do Batismo aconteceu no domingo e foi presidida pelo pároco e reitor do Santuário Padre Osvaldo, contando com a presença de outros padres e seminarista da Diocese. Na missa houve também a renovação das promessas do batismo. Como de costume, no final da missa, houve o envio dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, estes que fizeram a recordação do batismo na réplica do rio Jordão, que se encontra na frente do Santuário.

Na parte da tarde, houve a benção da saúde, das plantações, dos carros, dos objetos religiosos, a benção solene do Santíssimo Sacramento e, posteriormente, o encerramento da VIII edição da Romaria. O reitor do Santuário Padre Osvaldo, que na ocasião se despediu da Paróquia devido sua nomeação para a paróquia de Caseiros, disse que “o sentimento que emana desta VIII Romaria, é de gratidão. Primeiramente gratidão à acolhida do povo, o carinho recebido nestes dois anos de trabalho”. Padre Osvaldo ressalta que também é um “sentimento de satisfação, de bem querer, pois foi uma Romaria que deu bastante frutos espirituais, ou seja, foi algo muito positivo e marcante para todos”.

A Romaria do Batismo  acontece anualmente, no domingo em que a  Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor. O Santuário do Batismo está localizado na antiga sede da cidade e primeira matriz da Paróquia, conhecido como São João Baixo. O Santuário encanta pela sua magnitude e tamanha beleza. No local há também a réplica do Rio Jordão, fazendo memória do Batismo do Senhor. O pároco e reitor nomeado, Padre Ilírio Guadagnin, na entrevista que concedeu, convidou a todos para a IX Romaria do Batismo, que acontecerá no dia 08 de janeiro de 2022.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria

Foto: Graziela Schenatto Magro e Tainara Rosin