Aconteceu na última segunda-feira, dia 21 de setembro de 2020, a formação da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB. O encontro teve como palestrantes os Bispos Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana e referencial da Pastoral Afro-Brasileira, e Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da Diocese de Brejo e presidente da Comissão para Ação Social Transformadora da CNBB. O encontro refletiu sobre a importância da Pastoral Afro-Brasileira na Igreja Católica no Brasil, com a intenção de reforçá-la, onde já há, e criá-la, nos regionais onde ainda não atua.

A reunião contou com a participação de cerca de cem pessoas, sendo elas participantes de grupos de pesquisa, bispos, padres, religiosos(as) e lideranças leigas agentes da Pastoral Afro-Brasileira.

Participaram dela os seminaristas Douglas Francisco Almeida dos Santos, da etapa do Discipulado/Filosofia, e Marlon de Aguiar, da Configuração/Teologia. Ambos são integrantes do Grupo de Pesquisa Teologia e Negritude da Itepa Faculdades. O grupo é coordenado pelo professor Pe. Ari dos Reis, que por três anos trabalhou na Pastoral Afro-Brasileira junto à CNBB e ajudou na construção dos documentos de estudo 85 e 105.

Desta forma, Dom Zanoni destacou que “a Pastoral Afro é da Igreja toda, não uma questão ideológica, mas sim do Evangelho, da ação da Igreja”. Refletiu ainda que “não é a Igreja que vai nos motivar para o fortalecimento da pastoral, mas a partir da nossa caminhada e as exigências que percebemos diante das comunidades negras”, pois “o que fazemos é a missão que Jesus delegou a cada um de nós”.

Dom José destacou que “caminhar com a Igreja, como Pastoral Afro, exige de nós refletir sobre a nossa caminhada, o nosso próprio testemunho. Dessa forma, é muito importante a conversão. É um grande desafio que precisa, aos poucos, ir sendo vencido, pois é um passo da Igreja assumir o clamor do povo negro e apropriar-se dessa causa. Algumas dioceses e igrejas não assumiram”.

A Igreja, a partir da Campanha da Fraternidade de 1988, passou a dialogar com o povo negro. Ela teve por tema “A Fraternidade e o Negro” e lema ‘Ouvi o clamor deste povo’. O objetivo geral é “nossa adesão a Jesus Cristo, renovando o compromisso de viver em fraternidade, porque este é o sinal mais autêntico do seguimento do Senhor: ‘Nisto saberão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros’ (Jo 13,34-35)”.

Os participantes da reunião manifestaram a vontade de que em todos os Regionais se tenha uma referência e se assuma essa Pastoral como transformadora da Igreja. Mas, primeiro, é preciso conhecer e aprender sobre a Pastoral Afro-Brasileira.

O professor Pe. Ari lembrou que a presença de tantas pessoas no encontro nos diz que estamos no caminho certo, no bom caminho e que isso acrescenta luz e esperança para a Pastoral Afro-Brasileira.

Texto: Douglas F. A. dos Santos, Marlon de Aguiar e Pascom Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução/Google Meet