Pastoral Carcerária

Aconteceu na manhã do dia 26 de setembro de 2020 a reunião com as coordenações (arqui)diocesanas da Pastoral Carcerária do Regional Sul 3 da CNBB.

Organizada pela Coordenação Estadual da Pastoral Carcerária, a reunião, que aconteceu por vídeo chamada pelo Google Meet, contou com representantes de 10 das 18 dioceses que compõe o Regional: Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Passo Fundo, Vacaria, Pelotas, Novo Hamburgo, Montenegro e Caxias do Sul.

A reunião teve por objetivo apresentar a convocação da Assembleia Estadual Eletiva, prevista para os dias 06 e 07 de março de 2021. Destaque para a observação do Pe. Edson Thomassin sobre as ações e iniciativas realizadas pelos agentes da Pastoral Carcerária de acordo com o planejamento estadual quadrianual (2019-2023). O padre destacou, ainda, o crescimento da atenção especial às famílias dos encarcerados neste tempo de pandemia. A Ir. Imelda Jacoby enfatizou a importância de estimular e conservar os grupos da Justiça Restaurativa.

A Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos, coordenadora da Pastoral Carcerária na Diocese de Vacaria, destacou que “a reunião foi de muita esperança e fortalecimento da espiritualidade libertadora, contando com um momento de oração e bênção do Bispo Referencial, Dom Liro Vendelino Meurer, cuja participação e presença foi muito importante”.

Texto: Ir. Iraci de Fátima Cirino dos Santos e PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: divulgação