Seminaristas diocesanos realizam retiro espiritual 2021

Entre os dias 16 e 18 de abril de 2021 os seminaristas da Diocese de Vacaria realizaram seu retiro anual no Centro de Formação, em Vacaria.

Com o tema “Encontro com Jesus”, o retiro foi marcado por momentos de reflexão, oração e estudo, tendo como pregador o Padre Cleocir Bonetti, Vigário-Geral da Diocese de Erechim/RS. A partir dos textos bíblicos, o Padre conduziu as meditações com enfoque na questão do encontro, fazendo um processo reflexivo que perpassou Antigo e Novo Testamento. Além disso, os seminaristas tiveram tempo para meditação individual, oração pessoal e comunitária, como o Terço, a Adoração Eucarística e a Missa. Ainda tiveram a oportunidade da Confissão Sacramental.

Participaram todos os seminaristas da Diocese, sendo três da etapa do Propedêutico, seis do Discipulado/Filosofia e três da Configuração/Teologia. Passaram pelo Centro de Formação nestes dias os padres Elisandro Guindani, Ilírio Guadagnin e Rene Zanandréa, além de Dom Orlando Dotti, bispo emérito da Diocese, e Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano. O retiro ainda contou com a colaboração dos familiares de um dos seminaristas, que ocuparam-se das refeições, além de outras pessoas, que contribuíram financeiramente, com alimentos e com orações.

A Ratio Fundamentalis destaca que os exercícios espirituais anuais são um “tempo de profunda revisão no encontro prolongado e orante com o Senhor, vivido num clima de recolhimento e de silêncio” (108). A reflexão oriunda do retiro é continuada ao longo de todo o ano, nas orações pessoais e cotidianas. Tal prática é indispensável na caminhada formativa, pois, “no coração do seminarista plasmado pela ação do Espírito, gradualmente se manifestará e se consolidará o desejo de oferecer, com generosidade, a própria vida no exercício da caridade pastoral” (108).

O Centro de Formação, em Vacaria/RS, é um espaço que pertence à Diocese, é administrado pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade, e é utilizado para retiros, encontros e formações.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria