O Sínodo Diocesano de Vacaria foi tema principal das reuniões realizadas nas cinco foranias que compõem a Diocese. Realizadas entre os dias 12 e 18 de março de 2022, as reuniões aconteceram nas cidades de Vacaria, Ibiraiaras, São João da Urtiga, Cacique Doble e Campestre da Serra.

No desenvolvimento da temática central da reunião, cada paróquia teve a oportunidade de partilhar o caminho percorrido na preparação da Etapa Paroquial do Sínodo em cada realidade. Posteriormente, a Coordenação Diocesana de Pastoral apresentou o Subsídio para a Etapa Paroquial, pequeno livro contendo, entre outros textos, o Regimento do Sínodo, roteiros para encontros e questionários.

Para o Coordenador de Pastoral da Diocese, pe. Rene A. Zanandréa, “nossa Diocese vive algo não experimentado antes: o Sínodo Diocesano. As reuniões de forania de março possibilitaram que cada paróquia partilhasse suas experiências já realizadas em relação àquilo que chamamos ‘Fase Paroquial’ do Sínodo. Mas, também, foi a oportunidade de manifestar os entraves e as dúvidas que ainda existem”. Pe. Rene avalia ainda que, “de modo geral, é possível dizer que estamos caminhando, alguns mais adiantados, outros iniciando. Uma vez que na raiz da palavra ‘Sínodo’ se encontra o sentido de ‘caminhar juntos’, não se pode ter pressa, mas, ao mesmo tempo, ninguém pode ficar parado. Faremos juntos, em unidade. O que nos move é buscar entender qual é ‘o desafio missionário num mundo em transformação’”.

O processo de Iniciação à Vida Cristã também foi assunto das reuniões, tratando sobre a retomada dos encontros catequéticos de modo presencial e as formações ligadas ao Sacramento do Batismo. Padre André Varisa, referencial para a animação bíblico-catequética, reforçou que “a catequese será retomada presencialmente e cada paróquia deve se organizar para garantir os cuidados com os protocolos de exigidos em cada região. Devem ainda observar que os pilares desta dimensão são a Palavra de Deus e a Liturgia Eucarística”. Reforçou, ainda, o convite para que “todas as paróquias formem sua equipe paroquial de catequistas do Batismo para participarem dos encontros já agendados por área de forania. Os encontros serão de formação sobre o material elaborado até aqui pela Equipe Diocesana e avaliação do mesmo, para que se possa chegar a bom termo sobre e lançá-lo como projeto diocesano definitivo”.

Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, em seu programa semanal Tempo de Ser Igreja, manifestou que retornou das reuniões “muito contente, muito feliz, por ver o envolvimento das paróquias com o nosso Sínodo Diocesano. Quase todas as paróquias já possuem a equipe montada e o mapeamento realizado e já estão em um trabalho intenso de identificação e recrutamento dos futuros animadores de pequenos grupos, que ajudarão a conduzir o processo do Sínodo em nossas comunidades, vilas, bairros e no centro das nossas cidades”. Disse, ainda, uma palavra de agradecimento a todos os padres e lideranças que se mobilizaram: “tenho certeza que com esse espírito vamos ter um grande Sínodo na nossa Diocese”.

Segundo o padre Rene A. Zanandréa, as reuniões com as lideranças das paróquias que compõem as cinco foranias da Diocese de Vacaria acontecem duas vezes no ano e evidenciam “a importância de pensarmos juntos, de forma entrelaçada com o todo, a ação evangelizadora em cada local”. A segunda rodada das reuniões de forania acontecerá entre os dias 9 e 13 de agosto, nas cidades de Caseiros, Ipê, Santo Expedito do Sul, Paim Filho e Bom Jesus.

Texto e fotos: Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução/Sínodo Diocesano de Vacaria