Abertura do Sínodo Diocesano

Nos dias 26 e 27 de março foi realizada a abertura do Sínodo Diocesano de Vacaria, com encontros nas paróquias São João Batista, de Sananduva, e Nossa Senhora da Glória, de Vacaria. Ambos iniciaram com a Santa Missa e, posteriormente, tiveram atividades referentes ao caminho sinodal que a Diocese está trilhando.

As missas foram presididas pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, que frisou, durante a homilia, a importância do Sínodo para toda a Diocese. Também comprometeu-se a doar-se para que seja uma caminhada de muitos frutos, onde seja possível ver, com o decorrer do tempo, toda a Igreja unida, rumo a um mesmo ideal, colhendo os frutos deste trabalho e fazendo a vontade do Pai que ama seus filhos, como ouvido no Evangelho da liturgia deste final de semana.

Na sequência, os participantes foram acolhidos pelo coordenador de pastoral, Padre Rene Zanandréa. Após, o Bispo Diocesano fez uma rápida introdução aos assuntos e passou um vídeo gravado por Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese do Rio Grande e membro da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil da CNBB, que fez uma explanação sobre o caminho sinodal a ser percorrido e desejou muitas bênçãos para a caminhada que a Diocese está percorrendo.

Nesse clima de reflexão e oração, outro momento foi realizado: a Comissão do Sínodo apresentou e explicitou os elementos que caracterizam o Sínodo Diocesano, entre eles a marca visual, o hino, a oração e o site. Além disso, deu-se o lançamento do vídeo institucional do Sínodo Diocesano, que pode ser acessado aqui. Dessa forma, vemos que o Sínodo da Diocese de Vacaria quer entender melhor qual é “o desafio missionário num mundo em transformação”.

Noutro momento, os participantes foram divididos em grupos, onde buscaram refletir um dos símbolos do Sínodo e posteriormente apresentá-lo de forma criativa, por meio de teatros, músicas, paródias, poesias, coreografia, vídeos e outros. Para encerrar este momento, houve a fila do povo, onde todos foram instigados a meditar e provocados a responder à questão: o que o sínodo inspira em nós?

Os encontros de abertura do Sínodo Diocesano contaram com a presença  de padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas de todas as paróquias da Diocese. Os encontros encerraram com uma confraternização, juntamente com a benção de envio dos participantes.

Texto: Igor Cechinato de Lima/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Maurício Zanotto e Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria