Aconteceu no último sábado (07) mais um importante momento do Sínodo Diocesano: a segunda reunião com os jovens entrevistadores  indicados pelas paróquias. Desta vez, o encontro foi conduzido pelos professores Adair Adams e Ana Fortaleza Pardo, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A pauta se deteve na apresentação da técnica do instrumento utilizado na pesquisa.

A pesquisa é parte fundamental do Sínodo, pois abrangerá um público mais amplo, para além daqueles que participam da vida eclesial. Ela acontecerá a nível diocesano e deverá abranger 1.704 mil pessoas dos cerca de 204 mil habitantes que compõem os municípios de abrangência da Diocese.A escolha dos entrevistadores, por amostragem, será baseada em princípios sociodemográficos. Dessa forma, foi apresentado o questionário que deverá ser aplicado, vislumbrando os pontos principais que o mesmo trás, tendo em vista que no decorrer das respostas os entrevistados são direcionados a caminhos diferentes, com questões específicas.

A próxima fase acontecerá no decorrer da semana, onde os aplicadores terão oportunidade de fazer experimentos com os questionários e anotar as dúvidas. Neste âmbito, no sábado (14) haverá novamente um encontro virtual para que as dúvidas sejam sanadas antes do início oficial das entrevistas.

Já a partir da terça-feira (15/05) as entrevistas serão oficialmente realizadas e em cada paróquia ou município os entrevistadores deverão estar atentos e garantir os quantitativos de entrevistas indicados pelo IFRS, para que desta forma haja validade científica e manifeste a realidade diocesana. O prazo final do processo de entrevistas é 15 de julho. Portanto, os entrevistadores terão dois meses para realizar o número de entrevistas necessárias.

Participaram da reunião cerca de quarenta pessoas, que representam as paróquias da Diocese e que vão aplicar o questionário em seus municípios de origem.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria

Foto: Reprodução/Google Meet