Visita Ad Limina Dom Sílvio com o papa Francisco entrega da imagem de Nossa Senhora da Oliveira

Entre os dias 2 e 6 de maio, o bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, com todo o episcopado gaúcho, esteve em Roma para a visita Ad Limina Apostolorum Petri et Pauli. A visita dos bispos do regional Sul 3 da CNBB, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul, estava agendada para o ano de 2020, mas foi suspensa devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

O ponto alto da visita aconteceu na quinta-feira (5), com a audiência dos bispos com o Santo Padre, o Papa Francisco. Foram duas horas de encontro intenso. Segundo Dom Sílvio, o Papa “introduziu a conversa dizendo que deveríamos estar muito à vontade com ele, pedindo o que gostaríamos de perguntar, dizendo o que gostaríamos de dizer, sem filtros, sem escrúpulos, porque estávamos entre irmãos”. Dom Sílvio ainda destaca que esse encontro com o Papa “é uma experiência humana-divina, é uma verdadeira sensação de estar tocando o apóstolo eleito por Cristo para estar à frente da Igreja neste momento. Somos gratos, privilegiados de termos ele como Papa”. O encontro marca a proximidade dos pastores das igrejas particulares com o pastor universal, expressando a comunhão que existe entre a Igreja que está em Roma e as dioceses estabelecidas em todo mundo, inclusive em Vacaria.

Da Diocese de Vacaria, Dom Sílvio entregou ao Papa dois presentes: uma imagem da padroeira, Nossa Senhora da Oliveira, acompanhada de um relato sobre o seu encontro nos campos de Vacaria; e um símbolo do CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria, lembrando a marca cultural da região.

Além do encontro com o Papa, os bispos também visitaram diversos setores da Cúria Romana e celebraram a Santa Missa em quatro basílicas maiores: São Pedro; São João de Latrão; Santa Maria Maior; e São Paulo Fora dos Muros.

Dom Sílvio, ao avaliar sua primeira visita Ad Limina, diz que em todos os momentos era possível perceber que, mais do que falar, “Roma queria nos escutar e essa é a orientação do Papa Francisco”. Nesse sentido, “é notável o espírito do Papa Francisco em todos os setores. Aquilo que ele mesmo faz, também pede para os diversos setores”.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria