12 CCLP

No último sábado (14), aconteceu o 12º Curso de Canto Litúrgico Pastoral (CCLP), no Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá. O objetivo do CCLP é promover o ensaio de músicas adequadas à celebração da Santa Missa, bem como oferecer formações sobre as partes que a compõem.

O encontro apresentou vinte e quatro cantos dentre os que comporão a nova edição do hinário litúrgico pastoral da Diocese, o Clave de sol: ao Sol maior. O hinário encontra-se em fase final de revisão, com previsão de lançamento em 2024. Além disso, o público presente pôde conhecer a nova capa produzida pelo padre Edimar Scopel.

A metodologia utilizada comporta a leitura da letra, apresentação da melodia e ensaio com o grande grupo. Os participantes puderam levar para casa as folhas com os cantos cifrados e o acesso a uma pasta on-line com os áudios dos cantos ensaiados.

Segundo o coordenador da equipe que organiza os ensaios e o novo hinário, padre Felipe Carra, o encontro foi “um momento ímpar para estudo litúrgico e ensaio de cantos novos, com o objetivo de enriquecer as celebrações de nossas comunidades. A qualidade significativa da participação demonstra empenho e zelo pela música litúrgica. As equipes de organização, músicos, almoço e espaço corroboraram, conjuntamente com as paróquias que organizaram seus grupos, para que a cada ano cresçamos no caminho musical”.

O 12º Curso de Canto Litúrgico Pastoral reuniu cerca de 400 pessoas advindas de paróquias e movimentos da Diocese.

Texto: Maurício Zanotto/PASCOM Diocese de Vacaria

Imagens: Pe. Edimar Scopel