Ordenação Darton e Tiago

No último domingo (22), no Santuário Senhor Bom Jesus, de Esmeralda, a Diocese de Vacaria celebrou a ordenação diaconal dos seminaristas Darton Oliveira Calsing Junior, natural de Gravataí/RS, e Tiago Roberto Ghisolfi Martins, natural de Curitibanos/SC.

A ordenação aconteceu pela imposição das mãos de Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria. A Santa Missa foi concelebrada pelo bispo emérito de Vacaria, Dom Frei Orlando Dotti, OFMCap, e de um número significativo de padres. Também estiveram presentes, em grande número, os diáconos permanentes da Diocese, religiosos, religiosas e lideranças leigas de diversas paróquias.

“Pela caridade, servi-vos uns aos outros” (Gl 5,13)

A partir do Evangelho do dia, Dom Sílvio destacou que “Jesus é o Mestre verdadeiro, que ensina os caminhos de Deus e que tem como missão maior devolver a Deus o que a Deus pertence, o povo que tem em si impressa a Sua imagem e Semelhança; e aprendemos, da mesma forma, o que Ele abomina: Jesus abomina a hipocrisia e a dissimulação”. De acordo com ele, “o amor ao dinheiro, o apego ao status e aos privilégios tem levado muita gente a trocar a Cruz de Cristo pelo bezerro de ouro, fenômeno agravado pelo permanente uso do nome de Deus em vão, atrás do qual se esconde a mais absoluta falta de fé”.

Falando aos ordenandos, indicou que eles “carregam em si, não a imagem de César, mas a imagem e semelhança do próprio Deus, portanto a Ele, e só a ele pertencem e deverão servir”. Desse modo, “ser diácono é ser o servidor de todos. Essa realidade se torna mais concreta e visível ainda em vocês hoje, pelo fato de estarem sendo introduzidos no Sacramento da Ordem, como entrega total de suas vidas”. O chamado é, portanto, pessoal: “Deus os chamou pelo nome, assim como fez com Ciro, e sem cancelar a liberdade com a qual já os havia criado, aguardou o sim de vocês e agora os consagra para servir a Ele, servindo ao seu povo”.

Refletindo sobre o lema de ordenação escolhido  por Darton e Tiago, “pela caridade, servi-vos uns aos outros” (Gl 5,13), Dom Sílvio afirmou que “não se fica diácono ou presbítero para si mesmo, mas para Deus e para o serviço dos irmãos. É isso, e somente isso, que dá legitimidade ao ministério ordenado. Qualquer tentação de isolamento, ou pretensão de utilizar as pessoas em benefício próprio, ou ainda qualquer deslize de auto-referencialidade, precisa ser combatido logo e decididamente; porque, não fazê-lo, seria o começo do fim do verdadeiro espírito de doação que se espera de toda pessoa consagrada”.

“Aspirem serem reconhecidos pela fé, caridade e esperança”

À luz da segunda leitura, Dom Sílvio indicou que deve ser desejo dos novos diáconos serem reconhecidos pelas virtudes fundamentais da fé, da caridade e da esperança. Enfatizou que não devemos nunca esquecer “do nosso Batismo, pois não é pouca coisa fazermos parte do número dos escolhidos. Isso é graça e missão. É graça porque fomos olhados com misericórdia por Deus, e é compromisso de missão porque esta é a única resposta possível diante do dom recebido”. Dessa forma, “saberemos que o mesmo Espírito que sustentava a comunidade de então virá sobre nós como Paráclito, para estar ao nosso lado na missão”.

“Sejam bem-vindos à Ordem dos Diáconos!”

A ordenação, segundo Dom Sílvio, “é sinônimo de colegiado, indicando assim o caráter coletivo do ministério ordenado”. Ordem, “não significa originalmente um poder pessoalmente possuído, mas a participação num grupo e, portanto, a contribuição num coletivo que visa a construção da mas a comunidade”. Isso dá sentido ao abraço da paz durante o rito da ordenação, que é dado por aqueles que fazem parte do mesmo grau da ordem.

Por fim, Dom Sílvio agradeceu aos diáconos pelo sim dado para servir a nossa Igreja diocesana de Vacaria. O Bispo lembrou “que o processo de acolhida ainda não terminou. Continuaremos a exercitar em relação a vocês o dom da hospitalidade e precisaremos contar com a colaboração decisiva de vocês ao se deixarem acolher e se moldar ao nosso imperfeito, mas legítimo, modo de ser Igreja na nossa Diocese”.

Os ordenados

Darton Calsing Junior é natural da comunidade São José Operário de Gravataí. Com 17 anos entrou no seminário São José, de Gravataí, cursando o Propedêutico. Passou sete anos no Seminário Maior de Viamão, da Arquidiocese de Porto Alegre, estudando Filosofia e Teologia na PUCRS. Fez experiência pastoral de final de semana em diversas paróquias, bem como estágio pastoral em pelo menos três. Na Diocese, fez experiência pastoral Santuário Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá, e por último, na paróquia São João Batista, de Esmeralda e Pinhal da Serra

Tiago Roberto Ghisolfi Martins é natural de Curitibanos/SC. Em 2012 ingressou no Propedêutico no seminário Nossa Senhora Aparecida, em Bom Retiro/SC, Diocese de Lages. De 2013 a 2015 residiu no Seminário Filosófico Santa Catarina de Sena, em Brusque/SC. De 2016 a 2019 cursou a Teologia na Faculdade Católica de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. Durante seu caminho no seminário fez pastoral em diversas comunidades. No ano de 2021 fez o pedido de acolhimento para a Diocese de Vacaria, iniciando seu estágio na Paróquia São João Batista, de Esmeralda e Pinhal da Serra, e, por último, na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, Catedral de Vacaria.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Foto: Matheus Pellin