No último domingo (15), a paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Paim Filho, foi sede do Encontro de Coroinhas e Acólitos da Diocese de Vacaria, que contou com a presença de 160 crianças e jovens, além de pais e assessores de 12 paróquias da Diocese.

Neste ano, o dia de atividades teve início com a tradicional procissão dos acólitos e coroinhas pela avenida central da cidade, sinal de um povo que caminha rumo a santidade e de uma Igreja que caminha junto com tantas crianças e jovens que servem o altar nas diversas comunidades de toda a Diocese.

O momento central do encontro aconteceu logo após a procissão, onde os coroinhas, acólitos, pais e assessores puderam participar da Santa Missa, presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Padre Felipe Carra, junto com a comunidade paroquial. Em sua homilia, o Padre ressaltou que “a Igreja é composta por pessoas que recebem dons e carismas diversos e é nessa diversidade que encontramos a riqueza dos coroinhas e acólitos”. Acrescentou ainda que “seria diferente e faltaria algo nesse corpo se não tivéssemos os coroinhas, faltaria uma parte essencial da Igreja, ou seja, é nesta Igreja ministerial que acolhe a todos que queremos caminhar dizendo nosso sim ao chamado que Deus faz a cada um de nós”.

Após a Missa, os participantes foram acolhidos no salão paroquial para uma palestra sobre servir com alegria, assessorada pelo seminarista Renan P. Zanandréa. Ainda pela manhã, os acólitos e coroinhas foram divididos em dois grupos para um momento vocacional, voltado especificamente às vocações religiosas e sacerdotais.

A parte da tarde foi voltada para momentos artísticos e de diversão. Os coroinhas e acólitos de duas paróquias organizaram uma apresentação teatral sobre a vida de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, e cantaram seu hino. Após as apresentações, os coroinhas e acólitos foram divididos em equipes para uma gincana, que contou com diversas dinâmicas e brincadeiras. O encontro encerrou com a oração de envio e a entrega da medalha de São Tarcísio para todos os que se dedicam ao serviço do altar.

O encontro teve por objetivo proporcionar um momento de encontro íntimo com Deus, de fortalecimento da pastoral dos coroinhas em cada paróquia e ser permeado pela reflexão vocacional. De acordo com o coordenador da Equipe de Animação Vocacional da Diocese, Padre Pablo Cechinato de Lima, destacou “o comprometimento dos coroinhas, assessores, pais e padres que fizeram toda a movimentação com as crianças de nossas paróquias. Essas crianças são instrumentos importantes para a evangelização e o encantamento, principalmente na beleza que eles transmitem no cuidado com as coisas de Deus, ou seja, com aquilo que é sagrado”. Padre Pablo ressalta ainda que “é um encanto ver a Diocese contando com a doação de tantas crianças e jovens a esta pastoral tão especial e estimada por todos”.

Texto: Eduardo Martello/Pascom Diocesana

Imagens: Daiane Paiz