No último final de semana (26 e 27) aconteceu em Tupanci do Sul a 32ª romaria em honra a Nossa Senhora da Saúde, com o tema “Mãe da Saúde ensina-nos a viver a Comunhão, a Participação e a Missão Sinodal”.

Para tal celebração, a romaria contou com um tríduo preparatório, que contou com a presença de padres da Diocese, que compartilharam reflexões acerca dos ensinamentos de Maria e sua intercessão nos dias de hoje. As celebrações foram marcadas pela intensa participação de fiéis de toda a região. No sábado (26), além da Santa Missa, houve a tradicional procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora. Já no domingo (27) a programação iniciou na parte da manhã com a Missa Solene, e se estendeu pela parte da tarde com a Benção do Santíssimo Sacramento.

O Reitor do Santuário, Pe. Éder Nordini, em entrevista à PASCOM Diocesana disse que “a Romaria foi marcada pelo recomeço depois de dois anos de pandemia, sendo uma renovação para a própria Paróquia, junto com os movimentos e pastorais”. O Padre ressaltou ainda que “a particularidade da Romaria em honra a Nossa Senhora da Saúde é a oração de pessoas que vêm para pedir e agradecer, dando seus testemunhos ao decorrer das celebrações”. Padre Nordini conclui dizendo que é “muito importante estarmos sempre próximos de Nossa Senhora, pois ela é nossa Mãe e nos indica o caminho de seu filho Jesus, sempre demonstrando muito carinho em seu colo materno e nos abraçando em nossas dificuldades, principalmente em nossos problemas de saúde. Pedimos também que Nossa Senhora interceda para que todos os filhos e filhas de Deus tenham sempre saúde plena”.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria

Fotos: Lidiane Zotti