No último domingo, 10 de outubro de 2021, realizou-se a ordenação diaconal de Algeo Reche, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, no município de Tupanci do Sul.

O ordenado, de 62 anos, é natural de Tupanci do Sul. Casado com Lorena Marcon, é pai de quatro filhos. Desde muito cedo exerceu uma série de atividades e ministérios junto à Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Escolheu como lema de sua ordenação, “Fazei tudo o que ele vos disser” (Mc 5,5).

A Santa Missa foi presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, e concelebrada por alguns padres da Diocese. Também estiveram presentes, em grande número, outros diáconos e candidatos ao diaconado permanente da Diocese. Em sua homilia, Dom Sílvio refletiu que “ser diácono é suplicar diariamente o dom do discernimento e da sabedoria, para estar por inteiro na missão; para não ser escravo e não perder a liberdade; para ser pessoa livre e promotora da liberdade; para ser respeitador e ser respeitado; para ser reconhecido, diante de Deus, como homem sábio”. Afirmou ainda que “ser diácono é se deixar conduzir pelo Amor e pela Palavra, pois o Amor e a Palavra sempre nos libertarão”.

O diácono Rodrigo Boldo, coordenador dos diáconos, ao acolher o neodiácono, exortou para a constante busca pela sabedoria, a ser empregada para a prática do bem e do amor. O pároco da paróquia, Padre Sillos Sganzerla, ao saudar o novo diácono, destacou que o diaconado é uma grande responsabilidade, de modo que conta com ele para promover a comunhão fraterna nas comunidades da paróquia. Lembrou, também, o compromisso do diácono no cuidado e no amor para com a sua família. O prefeito municipal, Fernando Luís Favretto, também saudou o neodiácono, parabenizando pelo seguimento à vocação diaconal e manifestando o apoio da comunidade.

Em sua fala ao final da celebração, o diácono agradeceu, de modo especial, a Deus, a Nossa Senhora da Saúde, aos seus pais, esposa, filhos, netos, parentes, amigos, comunidade e cursilhistas. Agradeceu, também, aos profissionais da saúde que lhe acompanham nos momentos de enfermidade. Por fim, agradeceu ao Bispo, ao clero, aos diáconos da Diocese e todos aqueles que colaboraram para que a ordenação acontecesse.

Escola diaconal e próximas ordenações

A Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 14 foram aprovados para a ordenação, sendo que 13 já foram ordenados.

Para concluir as ordenações dos participantes da Escola Diaconal, Crésio Sbardelotto será ordenado no próximo dia 17 de outubro, às 9h, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha.

Texto: Renan P. Zanandréa e Edimar Scopel/PASCOM
Imagens: Reprodução/Facebook Santuário Tupanci do Sul